quarta-feira, junho 30, 2010

Quando as palavras ficam por dizer...


Estes dias, a propósito de uma frase aleatória que surgiu no mural do Facebook de uma amiga minha, fui desafiado - por ela mesma - a explicar o que eu entendia dessa frase... É claramente uma chamada de atenção para todas as mulheres, visto que se trata de uma frase que fala de nós homens.

A dita frase pertence ao livro "Alma de Pássaro" da conhecidíssima, e muito popular entre as leitoras do sexo feminino, Margarida Rebelo Pinto:
"O homem certo é o que quiser estar mesmo ao teu lado, incondicionalmente. O que gostar de ti sempre, que te acompanhe para o que der e vier. Não é o que olha todos os dias para ti e te diz que és linda e que és o amor da vida dele, mas alguém que olha por ti todos os dias, percebes? E é esse homem que merece todo o amor que sentes agora, não é um miúdo convencido que é o maior, que nem sequer te sabe tratar bem."


Pois o que eu entendo daqui é justamente aquilo que eu sempre acreditei ser um dos maiores problemas nas mulheres dos nossos dias. Talvez isso aconteça pela sobrevalorização que alguns filmes, séries, novelas, livros e afins têm incutido em determinados aspectos de uma relação amorosa.

E passo a explicar-me: uma mulher - no geral obviamente e para tudo há excepções - quer ser amada, quer ser paparicada, sentir-se apreciada, ter atenção, ser elogiada, ouvir palavras doces... É como aquela ideia típica do marido que não repara que a esposa foi ao cabeleireiro: elas querem justamente o oposto! Eu compreendo isso... Nós homens não devemos de facto tomá-las jamais como garantidas, esse é o nosso maior erro!


O verdadeiro cerne desta questão está, no entanto, no facto das mulheres valorizarem demasiado as palavras... E isto tem dois lados, como tudo. Elas naturalmente sentem necessidade de discutir sobre tudo, esclarecer as dúvidas, falar... mas - e está aqui o reverso da moeda - também querem ouvir!

Realmente é óptimo quando existe diálogo entre um casal. O ideal é mesmo nunca haver qualquer problema em dizer ao outro o que quer que seja, mesmo coisas menos boas, e sobretudo nunca deixar nada por dizer!

Isto era o ideal...

Mas assim como as mulheres são complicadas, naturalmente teimosas e curiosas, também os homens têm alguns aspectos menos positivos na sua natureza e um deles é o facto de se fecharem sobre si mesmos. Pode ser uma defesa, pode ser outra coisa qualquer, mas o que é certo é que o homem é muito mais contido, muito mais discreto... Isto não quer dizer que sente menos ou que valoriza menos certas coisas, porém nem sempre sente a necessidade de "deitar para fora" o que lhe vai na mente, ou no coração...

Pode até ser um defeito, mas é a nossa natureza...

E as mulheres gostam de ouvir dizer que as amamos, que estão bonitas todos os dias, que são importantes para nós... e nós dizemos? Alguns..... Sobretudo aqueles que sabem que elas o querem ouvir e que acabam por dizê-lo apenas para não terem levar mais com as "cobranças", acabando muitas vezes por não ter intenção verdadeira naquilo que dizem.

Enquanto outros simplesmente não o dizendo, estão sempre lá do lado delas, sabem olhá-las e acarinhá-las, sabem amá-las e dar-lhes o devido valor... mas muitas vezes calados.

Por isso, se uma mulher está à espera que ele lhe diga que a ama ou que é linda e se ele continua sem o fazer, então deve parar... deve repensar a sua situação. Porque se ela está à espera disso é porque algo está a faltar: ele não está a demonstrar que a ama nem que a admira... e aí sim está o defeito! Não é na ausência das palavras...

Porque são os gestos que mais contam!



Até logo.
Leia mais...

terça-feira, junho 22, 2010

Febre do Facebook!

É sabido que o Facebook é a rede social do momento!

Toda a gente tem, toda a gente conhece, toda a gente perde imenso tempo com ele...... Nem toda a gente, mas quase!

Pois bem, eu aderi ao Facebook há relativamente pouco tempo e apenas utilizo para saber as últimas dos meus amigos, contar as minha novidades, comentar uma foto, um vídeo..... Não jogo! E NUNCA JOGUEI FARMVILLE! Orgulhosamente....

Mas chegou a altura de aproveitar as potencialidades desta ferramenta para divulgar o meu trabalho enquanto escritor, visto que pretendo agora dedicar-me mais a sério a esta actividade que foi ficando esquecida por alguns meses.

Assim, para todos os que também se deixaram infectar por esta "febre" do Facebook, deixo-vos aqui os links para as páginas dos meus primeiros romances:

                              

Agora adiram como fãs às páginas destes dois livros e divulguem pelos vossos contactos! Obrigado. ;)

Até logo.
Leia mais...

sábado, junho 19, 2010

Espelho meu, espelho meu...


Com o final do evento Arte em Peças, é hora de mudar de roupa... Como deverá ser a nova cara do meu blog?

Deixa a tua sugestão nos comentários!

A ideia mais original ou a que mais me agradar, receberá um exemplar do meu primeiro romance: "O Outro Lado da Verdade". Autografado e com portes por minha conta! ;)

Até logo!
Leia mais...

"Já publicaste o segundo?"



Pois bem, ontem escrevi o post sobre Saramago que infelizmente já deixou este mundo e não pude deixar de lembrar que também eu, em tempos, fui escritor... Digo "fui", porque nos últimos meses não o tenho sido!

O meu curso demonstrou ter uma sobrecarga descomunal de trabalho este ano, em particular no segundo semestre. Muitas das minha actividades foram ficando em segundo, terceiro, quarto... planos. Algumas (muitas mais do que aquelas que eu gostaria) ficaram mesmo encostadas a um canto!

Como puderam perceber pelos últimos post aqui no blog, o meu hobbie do LEGO foi o único que se foi mantendo mais ou menos activo, e muito por causa da responsabilidade que tinha para com a minha comunidade e os meus amigos da Família 0937. Noutras circunstâncias, muito provavelmente também o LEGO teria sido colocado um pouco de lado, porque a faculdade quase que o exigiu...

Felizmente, e para bem da minha sanidade, pude continuar a construir e a colaborar na organização desse grande evento que foi o Arte em Peças. Agora, com mais tempo, serão as minhas outras paixões a prioridade.

A principal neste momento - e que esteve esquecida por mais tempo - foi mesmo a escrita. Foi impossível para mim dar continuidade ao meu mais recente projecto ("a.m.o.t.e.") nas condições em que me encontrava nos últimos tempos: stress, cansaço, poucas horas de sono, falta de inspiração... Mas agora, que tudo começa a caminhar novamente para os eixos, sinto falta e vontade de escrever. Portanto, os planos são: retomar a escrita do "a.m.o.t.e." e depois pegar novamente n'"O Espelho da Alma". Não, não ficou esquecido!

Tenho constantemente pessoas mais ou menos próximas a perguntar-me se já publiquei o segundo livro. É normal, afinal de contas já o tinha bastante avançado na altura em que publiquei o primeiro ("O Outro Lado da Verdade"). Em boa verdade, terminei-o em meados de 2007, portanto, há três anos! Entretanto fiz algumas revisões, porque a cada vez que o lia, havia sempre o que mudar/melhorar... E é isso que eu pretendo fazer novamente, visto que já passou tanto tempo desde a última vez que o fiz. Tenho agora, inegavelmente, outra maturidade e outra percepção da realidade dos nossos dias e isso influenciará com certeza esta reciclagem que pretendo fazer.

Uma vez feita esta nova revisão, o caminho fica preparado para seguir em direcção ao meu quarto projecto: a sequela d'"O Espelho da Alma".

São muitos os planos, como podem ver, mas o entusiasmo e a vontade também são grandes. A ver vamos como correm as coisas... Quanto a publicações, quero terminar o "a.m.o.t.e." e depois vejo o que faço com ele. Não há, de resto, nenhuma previsão de momento em relação a qualquer um dos livros. Fiquei durante mais de um ano à espera da resposta de uma outra editora que contactei e até hoje nada.... O mercado está saturado. Quem sabe não surge uma brilhante ideia nos próximos meses e até ao final do ano não consigo colocar um novo romance nas prateleiras dos portugueses? :) Fiquem atentos...

Tenho também alguns planos para o meu futuro próximo a nível profissional. Surgiu a oportunidade de me candidatar a LEGO Designer (os criadores dos produtos que a LEGO comercializa) mas como ainda estou em período de exames, não acredito que vá ter oportunidade de preparar um portefólio em condições como é "exigência" da situação. E porque também tenho outros planos para este ano que vem, muito provavelmente adiarei a minha candidatura para uma outra oportunidade.

Pretendo este ano terminar temporariamente os meus estudos. Basicamente, vou fazer o meu "gap year". Tenho sido um estudante aplicado nos meus já 15 anos de estudo e isso tem-me impedido de viver algumas coisas. Não me considero nenhum NERD nem coisa que o valha, mas tenho consciência que sou aplicado e que fui sabendo definir as minhas prioridades de uma forma mais ou menos responsável (ao contrário da maioria do pessoal da minha idade, talvez). É por isso que agora preciso desta pausa. Mas não vou ficar parado (era impossível! Acho que sou como os tubarões: se pararem de nadar, morrem.)...

Em princípio, se tudo correr como tenho planeado, irei trabalhar um ano com um grande amigo num projecto de cariz social muito interessante e que envolve LEGO! Falo do Projecto Construir, uma iniciativa do construtor e AFOL português Romão Santos (o autor da famosa Catedral de São Macário!). Esta será uma oportunidade de adquirir experiência num ambiente diferente, ganhar responsabilidade para com uma entidade patronal, mudar o ritmo e o ambiente, conhecer novas pessoas, estar mais próximo do LEGO, enfim.... um conjunto do que me parecem ser claramente vantagens neste momento! Estou entusiasmado! :)

E por agora é isto...

Até logo.
Leia mais...

sexta-feira, junho 18, 2010

A perpétua incompletude....

© Sérgio Lemos
Eu não era um particular apreciador do seu estilo, nem sequer - em boa verdade - um verdadeiro leitor da sua obra, mas é inegável que o mundo da literatura está hoje mais pobre...

Saramago, com 87 anos, estava a escrever um novo romance, do qual o editor Zeferino Coelho, da CAMINHO, chegou a ler cerca de 30 páginas. "O que li era uma espécie de introdução em que começam a sair as personagens. Pareceu-me que seria um romance como o ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ ou o ‘Ensaio Sobre a Lucidez’, disse o editor ao jornal Público.

Eu li o "Ensaio Sobre a Cegueira", a única obra que li na íntegra do Nobel português da Literatura, e como tive oportunidade de dizer neste post, adorei o livro. Lamento que Saramago não tenha conseguido terminar esta obra, mas é isto que está destinado à vida (e obra) de qualquer artista, de qualquer homem dos sentimentos e das emoções, das palavras... ficar incompleto.

Que este homem de ar doce e simultaneamente desconfiado do mundo que o rodeava possa ser menos incompleto agora, onde quer que esteja...

Até logo.
Leia mais...

quarta-feira, junho 16, 2010

[Arte em Peças] "Veni, vidi, vici"

Pois é... Já passou...


O melhor evento do país de construções originais feitas com peças LEGO teve lugar em Paredes de Coura, entre os passados dias 7 e 13 deste mês!

Com apenas pouco mais de três meses de preparação, este revelou-se o melhor evento alguma vez concretizado pela Comunidade 0937, quer em termos logísticos, quer mesmo na qualidade dos trabalhos apresentados: afinal foi possível melhorar ainda mais! :D

Estou a brincar obviamente... A "minha" comunidade - a segunda família - é composta por membros que têm muitos ideais em comum, apesar das claras diferenças de feitio, gostos e afins. Um deles é justamente fazer sempre mais e melhor! Talvez também por isso me tenha identificado tão bem desde o princípio com a 0937! E já lá vão quase 2 anos destas andanças... Mas sobre isso falarei a seu tempo, num outro post!

O Arte Em Peças LEGO(r) Fan Event terminou no passado Domingo e contou com a visita de cerca de 6000 pessoas. E posso afirmar convictamente que tivemos gente de todas as idades! MESMO! Nos primeiros dias, em que foram feitas visitas guiadas para grupos e escolas, tivemos a honra de receber também "crianças" muito especiais... Daquelas que estão a viver a sua segunda infância! E dizem aqueles que ao contrário de mim puderam estar lá durante toda a semana, que um dos pontos altos da semana foi ver a admiração e alegria nos rostos de todas aquelas pessoas que tanto já viram nesta vida, encantadas com um brinquedo... um simples brinquedo... será tão simples assim? Será o LEGO um mero brinquedo? Acho que isto prova exactamente que LEGO é e será sempre um cordão umbilical entre gerações, uma forma de arte, e muito muito mais que um brinquedo...

A exposição teve presente um pouco de tudo... Piratas, com os tanques de água que tanto surpreendiam pequenos e graúdos quando percebiam que era mesmo água.... Castelo, com detalhes deliciosos e uma área riquíssima de pequenas cenas... A vaca voadora criava alguma estranheza, mas confesso que foi dos meus pormenores preferidos! =D

A Cidade estava melhor do que nunca... O Technic deixou alguns mais cépticos talvez até hoje com dúvidas se aquilo tudo realmente era LEGO!

Tivemos também a estreia de um tema muito apreciado entre a comunidade AFOL mundial e que ainda hoje é um dos mais bem sucedidos em termos de vendas: Star Wars! Foi um modesto display (em tamanho) mas ao melhor nível! Com certeza um trabalho a desenvolver e para ver crescer nos próximos eventos da comunidade!

Para além da exposição - na qual eu estive presente apenas a partir de sexta-feira à noite até ao encerramento -, toda esta semana que passou esteve repleta de momentos hilariantes, onde a boa disposição e alegria reinaram! Não fosse isso mesmo cartão de visita desta Família.

Houve membros novos que só tive oportunidade de conhecer neste evento e acredito que todos sem excepção sentem agora o mesmo orgulho e satisfação que eu sinto quando se identificam como Membros da Comunidade 0937! (e não da 0938, 0939, 0940 ou até 1693..... xD)



Criança a esticar-se para fotografar um dos prisioneiros que fugiram da cadeia da Cidade
para todos os outros displays. Esta era uma das actividades para os visitantes receberem um brinde.

Agora que já passou, todo o trabalho, todo o esforço, o tempo gasto, o stress, as conversas longas ao telefone, os contratempos e afins.... tudo parece insignificante! A enorme recompensa é esta sensação de dever cumprido e ainda, acima de tudo, a certeza de ter tirado verdadeiro proveito de mais uns dias com verdadeiros amigos... Pena que não tenhamos eventos assim todos os meses..... =D

Não são todos os meses, mas já temos ideias para o futuro próximo... Portanto, se és fã de LEGO ou apenas da boa disposição e aprecias estas coisas que o pessoal faz, fica atento ao portal da Comunidade 0937 e aqui ao blog... Tentarei sempre trazer as notícias bem fresquinhas! ;)


Para verem mais fotos do evento, podem consultar os seguintes links:

P.S. Não conseguiste ir este ano? Perdeste muito.... Mas para o ano parece que há mais! =D
P.P.S. Fotos, novamente, por Rui Pinho (rupi).
Leia mais...

segunda-feira, junho 07, 2010

E as portas estão (quase) abertas!

O Grande Evento Arte em Peças já tem as suas portas abertas, mas por enquanto apenas para grupos e escolas. No próximo dia 10, toda a gente estará novamente convidada a visitar esta exposição que tanto esforço exigiu dos membros da Comunidade 0937 na sua preparação.

Mas apesar do trabalho, a satisfação não poderia ser maior! Tenho o maior orgulho de pertencer à Comunidade com maior capacidade organizativa e verdadeiro sentido de "desenrasque" - essa qualidade tão portuguesa... - do País, quiçá da Europa! =D

Ao lado está uma foto do interior do meu Museu tirada pelo "rupi", com uma iluminação natural muito interessante. Podem ver esta e muitas outras fotos da exposição neste set do Flickr do Rui Pinho ("rupi", membro da 0937).

Agora estou em casa a trabalhar para a faculdade, mas no fim-de-semana conto estar novamente em Paredes de Coura à espera de vos receber por lá! ;) 

Até logo....
Leia mais...
Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.