terça-feira, novembro 30, 2010

[NEW LIFE] Day A058 - Desportos radicais na neve à meia-noite...

Ontem tivemos festa aqui em casa. A Roberta, a italiana que vive comigo, fez 28 anos e portanto houve bolo... ou brownies que ela fez! :) Na verdade também houve bolo, mas porque o Nico (franco-canadiano) trouxe!

Durante o dia ela mandou um mail para o pessoal do costume - alguns amigos e conhecidos aqui de Billund, todos eles a trabalhar na LEGO - para se reunirem cá em casa. Era dia de celebrar, claro está!

Quando cheguei do trabalho ela já estava no seu quarto. Fui buscar o meu presente - comprado há já uns dias - e fui bater-lhe à porta. Ofereci-lhe um livro de receitas de muffins e cupcakes! =D Foi a prenda ideal: ela adora culinária, particularmente doçarias, adora cupcakes embora nunca tenha sabido exactamente como fazer aquelas coberturas coloridas e super apetitosas e, para além de tudo, está a ter aulas de dinamarquês há já alguns meses.... e o livro está em dinamarquês! =D Digam lá se não fui certeiro na escolha?

Depois do jantar, lá começou a chegar o pessoal, cada um com as suas bebidas - como é costume nos encontros por cá; cerveja, regra geral - e um ou outro com uma lembrança para a aniversariante. Foi uma noite bastante agradável: perto de 20 gajos na minha sala de estar e 2 raparigas: a Roberta e a Jessica (a outra rapariga, inglesa, a viver aqui nas residências).


O dia de ontem tinha sido longo no trabalho e particularmente atarefado, por isso ao fim da noite já estava cansado e com sono, mas fui-me aguentando, mesmo podendo esgueirar-me para o meu quarto, ali mesmo ao lado.

Mais ou menos aos 2 e 3, o pessoal foi começando a ir-se embora. Quando já só restavam uns 5 ou 6, alguns deles já bastante contentes com a vida, o Sid (indiano) teve a brilhante ideia de pegarmos no colchão do Frantz (francês) - um colchão de solteiro insuflável - e irmos "deslizar" pelo monte abaixo atrás das vivendas mesmo em frente aos nossos apartamentos. Já passava da meia-noite! xD

Quando se começou a falar nisto, estava eu ainda a arrumar algumas coisas na mesa, não estava a levar muito a sério. Era a cerveja a falar e não devia passar disso... Entretanto todos foram saindo e continuaram a falar nas escadas. Dentro da sala só continuava o Sam - incrédulo com a ideia - eu e a Roberta que tinha entrado para o quarto dela. Quando a vejo a sair de gorro, luvas e casaco impermeável, preparada para a neve, perguntei-lhe: "Eles vão mesmo fazer aquilo?", ao que ela apenas me respondeu: "vais buscar o teu casaco, já!"... xD


Agasalhados o mais que podíamos, lá fomos nós com o colchão do Frantz - aquele que ele efectivamente usa para dormir - para o monte de neve a alguns metros dali. Deslizamos, um a um, dois a dois, conforme foi possível, alguns até sem colchão... xD Foi altamente! Quando ao fim da noite eu já começa a pensar em retirar-me para o meu quarto de cansado que estava, estava na verdade longe de imaginar que aquela noite ainda ia render tantas gargalhadas!!

 



Depois da diversão, o Sam seguiu para casa dele - vive com a Mel e o Pierre - e nós voltámos para os nossos apartamentos. Já passava da 1h da manhã quando me deitei. Estava de rastos, a roupa molhada ficou a secar junto ao aquecedor e eu caí na cama... E o despertador ficou marcado para meia hora mais tarde que o habitual...

Hoje estive com os olhos semi-serrados o dia todo. Tenho sono e não vou ficar acordado muito mais tempo, mas valeu bem a pena.

Até logo.

P.S. O Frantz também estava connosco e escusado seria dizer que não conseguiu dormir no colchão: além de ter perdido metade do ar, estava congelado!! xD Teve de se acomodar no minúsculo sofá do apartamento dele...
Leia mais...

[1CN] Questão N.º 5



Que música a banda "Evanescence" lançou no princípio deste ano para ajudar as vítimas da catástrofe no Haiti?




Para esta pergunta, devem incluir um link do post ou página onde encontraram a resposta. E não se esqueçam de assinar o comentário!

Boa sorte!
Leia mais...

segunda-feira, novembro 29, 2010

[1CN] Tabela de Classificações + Alerta

Para o caso de ainda não terem reparado, na coluna direita, logo abaixo do anúncio do concurso, foi publicada uma tabela com as classificações actuais. Na primeira coluna constam os pontos, na segunda o número de respostas dadas até ao momento e na terceira o respectivo nickname.

Esta tabela será actualizada com alguma frequência. Sem garantias, tentarei fazê-lo dia sim, dia não.

[ALERTA] Só queria lembrar que apenas os participantes que responderem a TODAS as perguntas e acertarem a pelo menos metade (10 perguntas) estarão habilitados no final ao prémio "Perseverança". Podem, no entanto, responder até ao dia 20 de Dezembro, dia de encerramento do concurso.

Até logo.
Leia mais...

[1CN] Questão N.º 4



Que idade tem a italiana que faz anos hoje e que vive comigo?




Para esta pergunta, devem incluir um link do post ou página onde encontraram a resposta. E não se esqueçam de assinar o comentário!

Boa sorte!
Leia mais...

sábado, novembro 27, 2010

[1CN] Alterações na Página das Regras

Só para informar que foram feitas duas pequanas alterações na página das regras do Concurso de Natal.

O concurso termina a 20 de Dezembro e não é permitido alterar a vossa resposta, reenviando um novo comentário (apenas a primeira resposta será tida em conta).

Até logo.
Leia mais...

O porquê do meu bigode...

É incrível a quantidade de pessoas que me têm perguntado o porquê de andar de bigode...

Para quem ainda não viu qualquer foto e não sabe do que estou a falar, ora vejam uma foto desta manhã:


Pois é, estou de bigode! :{)

Isto começou no dia 1 deste mês e há umas semanas deixei uma pista no fórum da Comunidade 0937 quando um amigo meu me fez por lá a mesma pergunta: http://www.movember.com/!

E o que é o Movember? Para já, o nome vem de "Moustache" ("bigode" em inglês) conjugado com "November" ("Novembro" em inglês). Trata-se, por isso, de um movimento anual que envolve o crescimento do bigode durante o mês de Novembro. Esta iniciativa teve início em 1999, com um grupo de homens Australianos de Adelaide.

Mas qual é o objectivo? Simples: pretende-se com esta iniciativa captar a atenção das pessoas e recolher fundos para questões relacionadas com a saúde masculina, como o cancro da próstata ou a depressão.

Desde 2007, "os eventos do bigode" atravessaram as fronteiras da Austrália e Nova Zelândia e começaram a aparecer em países como Irlanda, Canadá, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos...

No ano passado (ou até mais cedo, não sei...) o movimento chegou à LEGO, por meio de alguns designers estrangeiros que já tinham contactado com a iniciativa e acharam interessante trazê-la para cá. Assim, os homens (e mulheres se estiverem interessadas... xD) apenas têm que deixar crescer o seu bigode durante o mês de Novembro, lembrando a toda a gente que estamos em Movember (e não num simples "November"). Espalhadas pela empresa já se vêem umas caixas do movimento onde as pessoas podem contribuir com a quantia que quiserem. No fim do mês, os homens que aderiram ao movimento vão pegar nas caixas e apelar à colaboração dos restantes colegas de trabalho! O dinheiro, no final, reverterá para duas instituições ligadas à investigação da cura para o cancro da próstata:


Fica assim saciada a curiosidade do porquê do meu bigode! :)
 
Mas como já tive oportunidade de dizer algures: no fim do mês ele cai! ;)
 
Até logo.
Leia mais...

[1CN] Questão N.º 3



Qual o nome da curta-metragem vencedora da primeira edição do Festival de Curtas Take One organizado pela AEFEUP*?




Para esta pergunta, devem incluir um link do post ou página onde encontraram a resposta. E não se esqueçam de assinar o comentário!

Boa sorte!

* Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Leia mais...

sexta-feira, novembro 26, 2010

[1CN] Questão N.º 2



Qual o nome da autora do poema que divide a história do meu primeiro romance, "O Outro Lado da Verdade", publicado em Dezembro de 2006?




Para esta pergunta, devem incluir um link do post ou página onde encontraram a resposta. E não se esqueçam de assinar o comentário!

Boa sorte!
Leia mais...

quinta-feira, novembro 25, 2010

[1CN] Questão N.º 1



Qual o número do quarto da LEGOLAND Village onde fiquei hospedado na noite de 3 de Outubro de 2010, quando me mudei para a Dinamarca?




Para esta pergunta, devem incluir um link do post ou página onde encontraram a resposta. E não se esqueçam de assinar o comentário!

Boa sorte!
Leia mais...

quarta-feira, novembro 24, 2010

[1CN] Ready, Set......

Venho informar que o concurso começa já amanhã, com o lançamento da primeira questão! Estejam atentos! ;)

Toda a gente pode entrar no jogo enquanto este ainda estiver a decorrer, podendo até responder às perguntas que já foram lançadas há alguns dias, mas lembrem-se que os mais rápidos reúnem mais pontos e quanto mais cedo começarem, mais hipóteses têm de ganhar! ;)

Para se inscreverem, consultem este post.
Para saberem mais sobre o concurso, consultem esta página.

Até logo.

P.S. Todos os tópicos associados a este concurso terão no título a tag [1CN], que significa "1.º Concurso de Natal".
Leia mais...

terça-feira, novembro 23, 2010

[INSCRIÇÕES] 1.º Concurso de Natal

Olá caros visitantes! Tenho uma óptima notícia para vocês: este Natal tenho presentes para dar! =D

Apeteceu-me e pronto... Nas próximas semanas decorrerá aqui no blog o 1.º Concurso de Natal do marcosbessa.blogspot.com!

Podem saber mais sobre este concurso, aqui!

Se estiveres interessado em participar (que eu sei que estás, claro!! =D), responde a este post com um comentário, onde deves mencionar o teu nome, morada, contacto, email e nome com o qual assinarás as tuas respostas daqui em diante (ou nickname, se preferirem). Eu não publicarei estes comentários, fiquem descansados que a vossa privacidade ficará assegurada! ;)

Até logo.
Leia mais...

segunda-feira, novembro 22, 2010

[BOCA] Muffins de Laranja e Chocolate Negro

A Roberta tinha-me prometido na sexta-feira, durante a festa da LEGO, que este fim-de-semana que passou me ia dar a provar um dos seus doces, mas o que é certo é que a meio da tarde de domingo ela ainda não tinha feito nada... Passou o fim-de-semana a dormir! Coitada, como ela própria diz, está a ficar velha... =D

Como ela não fazia, decidi eu por as mãos na massa... A ideia inicial era fazer um bolo para levar hoje para o trabalho (ainda não levei bolo uma única vez! Daqui a pouco começam a cobrar-me... =P), mas não tinha forma para fazer um bolo grande, então decidi fazer muffins outra vez! :)

Procurei por uma receita de bolo de laranja e encontrei uma com um título muito sugestivo: "Bolo de Laranja da Sogra". E na descrição ainda se podia ler que ao que parece quem experimenta este bolo de laranja, nunca mais quer saber de qualquer outra receita! Pois então quis tirar a prova dos nove! :)


Segui a receita à risca, que inclui triturar parte dos ingredientes com uma laranja inteira!! Sim, casca e tudo! No final, como não podia deixar de ser, dei o meu toque à receita: juntei pepitas de chocolate negro que derreteram no forno... Ficaram óptimos! A massa super fofa, muito saborosos, com um sabor mesmo intenso a laranja... E o chocolate negro foi o golpe de mestre! Recomendo!

Podem encontrar a receita original no blog Se7e Pecados.

Depois de terminar os muffins, o pessoal (que já começa a ser o do costume :D) começou a combinar um jantar pelo facebook... Um "potluck", onde cada um leva qualquer coisa e partilhamos. Como eu tinha acabado de fazer muffins, quis me parecer que já tínhamos sobremesa! :)

Pois.... os meus colegas do trabalho é que ficaram a ver navios novamente.... A ver se é para a semana que lhes calha a eles! =D

Não é a primeira vez que faço muffins aqui (ou cupcakes, que pelos a diferença está em ter cobertura ou não...). Há uns dias atrás fiz uns que não ficaram de longe tão fofos e saborosos como estes, mas ficaram muito bonitos!


Também estavam bons, mas falhei na dose de fermento e então além de ficarem mais pequenos do que deviam, ficaram mais secos.

Agora os de laranja com as pepitas......... meus amigos, marquem na agenda para o próximo fim-de-semana: experimentar a receita! Mesmo bons! ;)

Até logo.
Leia mais...

domingo, novembro 21, 2010

Portefólio

Finalmente apresento-vos o meu portefólio, aquilo que definitivamente me abriu a porta para este trabalho de sonho que tenho agora.


Num tópico anterior (ver aqui!), em Julho deste ano, falei-vos da minha candidatura e apresentei quatro páginas do portefólio. Agora venho mostrá-lo na íntegra! Enjoy! :)


Até logo.
Leia mais...

sábado, novembro 20, 2010

[NEW LIFE] Day A048 - A festa que parou o trânsito na Dinamarca!

Ontem a empresa para a qual trabalho - muito orgulhosamente, diga-se - ofereceu uma festa estrondosa aos seus funcionários! E não foi apenas aos designers, ou ao pessoal do marketing, ou às senhoras que arrumam o nosso local de trabalho... Foi mesmo para TODA a gente: os mais de 3300 funcionários!

A última vez que a LEGO fez algo assim foi há cerca de 7/8 anos, por isso realmente ninguém podia perder esta oportunidade. E digo já: foi A festa!


Eu fui com o pessoal com quem tenho convivido fora do trabalho - a maior parte dos nomes já vos serão familiares. Fomos num dos autocarros que saiu de Billund, que a empresa pôs à nossa disposição, e quando estávamos a poucos quilómetros do local, apanhámos um transito infernal! Pois é.... É isto que dá exagerar na lista de convidados! =D Só de Billund saíram 10 autocarros, pelo menos, mais umas dezenas vindas de cidades vizinhas, sem contar os carros daqueles que não quiseram ir de autocarro...

O espaço tratava-se de um complexo desportivo/cultural, com excelentes condições. A diversão estava assegurada para toda a noite com as imensas actividades: podíamos vestir fatos de Carnaval e tirar fotos, pintar quadros, fazer smoothies com fruta fresca, jogar poker, dançar em frente ao palco principal com música ao vivo toda a noite com os maiores nomes do panorama musical Dinamarquês, ou relaxar na zona Lounge, ou ainda jogar na gigante mesa de matraquilhos, ou fazer uma tatuagem de spray, ou jogar SingStar, ou Wii, ou outros jogos, tínhamos também um caricaturista à nossa disposição para nos retratar naquela noite tão animada, bebidas frescas a toda a hora e por todo lado, comida de qualidade.... Que mais podíamos querer?

Agora deixo-vos algumas fotos da noite:

Coloquei os meus dedos em frente à câmara da Roberta, à mitra mesmo,
e não é que fiz ali um enquadramento com o vocalista?! xD

E por falar na Roberta, aqui fica uma foto para a conhecerem finalmente!
Digam lá, perece que vai fazer 28 anos para a semana?! Vamos ter bolo! =D 

Enquanto o Jamie (americano), o Lami (dinamarquês) e o Matthew (inglês)
esperavam pelo caricaturista de serviço que estava numa das suas pausas,
eu assumi o lugar do "desenhista" e pus mãos à obra! =D

Mais tarde, voltei lá com alguns amigos para fazermos as nossas próprias caricaturas. 

Ali estava eu a descansar as pernas ao lado do Jacob (alemão),
enquanto ele, o Sam (inglês) e o Alex (francês) eram caricaturados.
A seguir era a minha vez!

O nosso retrato (da esquerda para a direita): o Tom (holandês),
eu e o Andy (inglês). Eu estou mesmo lindo!! XD

Eu e o Tom, com os smoothies que fizemos...
Parecidos com o retrato?

Como disse, também podíamos pintar e cantar no SingStar...
Claro que tinha de experimentar as duas coisas! ;D
À direita, comigo no SingStar, está a Melody ou Mel (australiana),
que já devem conhecer dos relatos...

E a boa comida que não faltou nunca!

Enquanto assistíamos ao concerto de um dos artistas que actuou na noite.
Da esquerda para a direita: Adrian (romeno), Jacob, Nico (francês) e eu.

Escusado será dizer que me diverti imenso!! E que bela cerveja de maçã eles lá tinham...... =D

Ah, para aqueles que se estão a perguntar: "mas porque raio a LEGO organizou uma festa dessas?"... Foi uma (excelente) forma de festejar pelos resultados extraordinários que a empresa tem tido nos últimos anos, tendo lucros como nunca teve! Assim realmente dá gosto trabalhar! :)

Até logo.

P.S. Fiz questão de colocar as nacionalidades junto dos nomes para terem uma ideia da variedade que há por aqui! É mesmo uma experiência enriquecedora esta que estou a viver aqui... :)

P.P.S. Fotos por Lee e Roberta.
Leia mais...

terça-feira, novembro 16, 2010

Albi 0937 - a criatividade em Castelo Branco!

E com a Comunidade 0937 é assim mesmo: um evento atrás do outro!! =D

Desta vez, no centro-norte do país, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco estará patente uma exposição de construções originais dos membros da minha comunidade nos dias 18 e 19 de Dezembro.

Esta exposição tem um nome que eu acho bastante "castiço": "Albi 0937", numa alusão ao nome dado aos habitantes de Castelo Branco: albicastrenses.


Este é o poster oficial da exposição - feito por mim. Podem e devem divulgá-lo por todo o lado! :) Podem também usar qualquer um dos banners que disponibilizamos aqui nos vossos blogs, sites, páginas do facebook... :)


Além desta exposição, que é apoiada pela LEGO Wear de Castelo Branco - loja de roupa de marca LEGO -, sei que o meu Museu e a Torre de Belém do Luís Baixinho já estão expostos na própria loja. Não deixem de passar por lá também se ainda não tiveram oportunidade de ver qualquer uma destas criações ao vivo! ;) De qualquer forma elas depois, ao que sei, vão estar na exposição!

Eu posso estar a 3000 km da minha antiga casa, do meu LEGO, mas as minhas construções continuam e continuarão a correr Portugal (e até mesmo além fronteiras!! =D), porque tenho essa minha grande família que é a 0937 a tratar de tudo! Aqui fica mais um obrigado!

Até logo.
Leia mais...

sábado, novembro 13, 2010

[BOCA] Bolonhesa de Atum

A vida nova, longe dos cozinhados da mamã, tem-me obrigado a cozinhar diariamente. E eu até que gosto... :)

Hoje não sabia o que preparar para almoçar. Passei a manhã a preparar uns muffins para levar mais logo para casa de um casal amigo onde teremos um convívio/jantar (uma manhã como quem diz, porque na verdade foram praí 2 horas no máximo...). Não é que estivesse farto da cozinha, mas queria fazer algo rápido, também porque já estava a ficar tarde para almoçar.

Abri a porta do armário onde estão as minhas coisas e vi uma lata de salsichas, duas latas de milho cozido, um frasco de cogumelos, duas latas pequenas de polpa de tomate concentrado e uma lata de atum... De repente deu-me uma vontade de comer pizza de atum... Foi então que decidi - como é costume - por-me a inventar!

Foi assim que nasceu esta minha "Bolonhesa de Atum"! :)


Não há-de ser única, e muitas outras versões devem correr aí a internet, mas esta saiu espontaneamente, sem seguir ou consultar qualquer receita... "Go with flow style"! ;)

Se estiverem interessados, aqui fica a receita:


Bolonhesa de Atum

Ingredientes (para uma pessoa):
  • Uma lata de atum (140g)
  • Pimento amarelo q.b.
  • 1 Tomate fresco
  • 1/2 cebola pequena
  • 3 fatias de queijo
  • Um punhado de massa esparguete (quantidade a gosto)
  • azeite, sal e pimenta q.b.

1. Começar por cozer a massa em água, com um pouco de azeite e sal. 

2. Numa certá, saltear a cebola picada grosseiramente, com tiras fininhas de pimento e o tomate cortado aos cubos pequenos. Regar com azeite e temperar a gosto. 

3. Escorrer o atum e juntá-lo aos legumes salteados na certá. Regar com um pouco mais de azeite se o preparado aparentar estar demasiado seco. 

4. Juntar o queijo cortado aos pedaços e mexer. Deixar cozinhar em lume não muito forte, mexendo de vez em quando. 

5. Escorregar o esparguete, colocar no prato e cobrir com o preparado de atum e legumes. Pronto a comer!


Sugestões: se tiver polpa de tomate pode juntar uma colher só para dar alguma cor e apurar o gosto do tomate. Pode também finalizar o prato deitando um pouco de queijo ralado sobre o atum.

Como vêem, receita super simples, rápida e garanto-vos que é saborosa!! ;)

Até logo.

Leia mais...

sexta-feira, novembro 12, 2010

Quando eu era apenas uma criança que brincava com LEGO...

No Fórum da Comunidade 0937, o membro Ztp criou um tópico entitulado "E vocês? Como era? De que se lembram?", onde ele próprio começou por escrever um pouco sobre as suas recordações de criança de quando brincava com LEGO. Depois de ler as palavras dele, parei para pensar em qual seria a minha resposta e comecei efectivamente a escrever uma resposta naquele tópico, mas o que é certo é que - e não estranhamente - acabei por me alongar nas palavras, o que justificou perfeitamente a criação deste post. Assim, aqui fica um pouco do que foi a minha relação com o LEGO, não enquanto Designer, AFOL ou qualquer outra designação: simplesmente como criança.

O primeiro presente que eu me recordo de ter recebido foi LEGO: o set 6552 (foto). Desde então, durante anos, os presentes que pedia eram LEGO. Dos meus primos, com quem brincava, sempre fui o único que realmente amava brincar com LEGO, mas muitos deles também gostavam e passámos horas e horas a brincar...


Eu era o único que tinha LEGO, então vinham sempre para minha casa. Lá fora no pátio, ou mesmo na mesa da cozinha, na sala ou no meu quarto, lá aterrávamos nós com o meu cesto de LEGO (semelhante ao da imagem), que media à volta de 50cm x 35cm.


Não tive muito LEGO em miúdo, mas ainda assim tinha o suficiente para construir tudo o que queria. É incrível como agora o nível de insatisfação é tão ridiculamente superior! O que eu quero dizer com isto é que quando era miúdo as pouquíssimas peças que tinha chegavam para construir uma casa, um carro (ou dois, ou três...), um castelo, um avião, um barco, um laboratório de agentes especiais cheios de gadgets e portas que deslizavam... Não tudo junto obviamente, mas nunca me faltavam peças! Nunca sentia que tinha de ter aquela peça específica para a minha criação ficar perfeita! Depois de crescido - e de me ter tornado num ABOL* - todas as peças que tinha nunca eram suficientes! As compras no BrickLink eram uma constante!

Eu construía por pura diversão! O simples acto de criar dava-me um prazer imenso, por isso era comum depois de terminar de construir algo querer desmontar para recomeçar o processo. O meu irmão mais novo 3 anos, com quem brincava mais vezes, é que não achava tanta piada à coisa, visto que ele queria montar algo para depois brincar efectivamente com o que criávamos. Por exemplo, eu nunca fui do tipo de miúdo que construía uma nave ou um avião para fazer swoooosh com eles pela casa! Ou de criar um carro para andar a deixar marcas no pó dos móveis (até parece que a minha mãe deixava os móveis acumularem pó! Se ela lê isto.... ;D). Eu queria criar, criar, criar.... E a solução era simples: criar, admirar, às vezes mostrar à mãe e de longe a longe também ao pai (se estivesse em casa, porque não ia ficar a apanhar uma seca até ao jantar à espera que ele chegasse para lhe mostrar! :D ) e no fim desmontar para recomeçar!

Lembro-me também das muitas vezes em que pegava no meu cesto e corria com ele lá para fora ou para outra divisão da casa e tropeçava (às vezes nos meus próprios pés) e tudo se espalhava pelo chão... Aí doía! E não era pela queda ou pisadelas que dela podiam advir! Vasculhava todos os cantos porque não queria perder nenhuma peça! E sobre isto recordo-me perfeitamente de uma vez ter deixado cair umas peças de um dos meus sets mais antigos (o 6048 - foto) e nelas estava incluída a varinha mágica do Mago. Procurei, procurei... foi na sala de jantar. Lembro-me perfeitamente de ter arrastado todos os móveis - mesmo correndo o risco de deitar alguma das louças da minha mãe ao chão. Bem que ela dizia "O chão não é furado! Procura, tem de estar em algum lado!", mas a partir desse dia eu deixei de acreditar nela: o chão era furado sim!! De facto havia umas "crateras" pequeninas na tijuleira, criadas pela humidade, penso eu, e eu olhava para elas como se estivesse a ver um buraco negro: "suas comilonas de peças... devolvam-me a varinha!!". Isto é verídico! Eu realmente comecei a acreditar que aquele chão me estava a comer peças a certa altura.

Desde pequeno que todos os anos ia com a minha mãe e o meu irmão passar 15 dias de férias na Praia, algures por Lavadores, em Vila Nova de Gaia. Durante anos fomos ficando em casas diferentes, quase de ano para ano. Mas por volta dos meus 8/9 anos a minha avó alugou uma casa onde acabámos por passar férias durante os 8 anos seguintes. Aí conheci um neto da dona da casa e um amigo dele (ambos da minha idade mais ou menos), que também gostavam muito de LEGO e partilhavam uma colecção maior do que a minha. Durante várias tardes, depois da vir da praia e enquanto a minha mãe preparava o jantar, ou então depois do almoço enquanto esperávamos para ir para a praia, cada um levava o seu "cesto" ou caixa de LEGO e lá íamos brincar para o alpendre da frente da casa. Cada um brincava com as suas peças, mas a certa altura começámos a cobiçar as peças um do outro e as trocas começaram. Eu lembro-me que tinha um cavalo preto e um castanho e um pónei. Ele não tinha cavalo nenhum, então um dos negócios envolveu a troca do meu cavalo castanho por um punhado de peças dele. Lembro-me também perfeitamente do sermão que ouvi quando a minha mãe viu um cavalo castanho na caixa dele e nenhuma na minha: "Tu não tinhas um cavalo castanho também?"... "Pois...."

Todos os Verões, as brincadeiras se repetiam, durante pelo menos 3 ou 4 anos, depois vieram as consolas como a GameBoy e Playstation, e os jogos do Pokemon e Yu-Gi-Oh - a juntar aos constantes comentários cada vez mais desagradáveis de que eu já não tinha idade para brincar com LEGO - e o meu cesto de LEGO começou a deixar de ir comigo para férias... E começou a deixar de sair do canto do meu quarto onde sempre o deixava quando acabava de brincar... E depois foi levado para o sótão... e durante anos aquelas peças mágicas, cheias de cor, ficaram cobertas de pó e escuridão no sótão.

Sempre que precisava de ir buscar alguma coisa ao sótão e passava pelo cesto, parava uns segundos a olhar para elas... "Que saudades..." Felizmente, há já quase dois anos e meio tive um momento de clarividência e tomei a decisão mais acertada da minha vida (depois da decisão de não comprar um iPhone há também dois anos e meio atrás! :D): que foi o simples pegar de novo no meu velho cesto de LEGO e lavar as minhas peças para recomeçar a criar...

Não sei se consegui passar para vocês o que realmente significou para mim voltar ao LEGO - às vezes as palavras não são suficientes, mas se hoje estou a viver na Dinamarca, a trabalhar como LEGO Designer, num emprego VERDADEIRAMENTE de sonho, é porque... e não posso deixar de considerar todos os outros factores que me fizeram chegar aqui: como a minha educação, o apoio dos meus pais, a minha perseverança e o meu trabalho, mas se hoje estou onde estou, pode não ter sido sobretudo, mas foi com certeza em grande parte porque tive a sorte de encontrar esta Comunidade. E obviamente quando falo na Comunidade não estou a falar dos 1000 e tal membros registados, ou das plataformas de info/comunicação, estou a falar das pessoas que conheci e que me ajudaram a redescobrir, reaprender e amar cada vez mais aquilo que hoje posso orgulhosamente dizer que é a minha profissão!

Bem, obrigado Ztp por me teres feito reflectir sobre tudo isto. Acho que ainda não o tinha feito de uma forma tão aprofundada. E estando tão longe da minha família e dos meus amigos, "lembrar" não é propriamente a coisa que mais procuro fazer por aqui: é uma defesa no fim de contas. Mas soube bem! ;)

Só resta dizer, para terminar - e porque não me recordo se já o tinha feito - obrigado, Comunidade 0937 - vocês sabem quem são! ;)

Ate logo.

P.S. Podem acompanhar o tópico que despoletou todas estas recordações aqui!

* Adult Builder Of LEGO (Adulto Construtor de LEGO)
Leia mais...

quinta-feira, novembro 11, 2010

[VIDEO] E se o Pacman comesse as estações de metro?!


Pois é... acabei de descobrir uma curta magnífica, divertida e com uns efeitos especiais muito bons: Pixels, de Patrick Jean.

O que aconteceria se os personagens dos video-jogos das velhas consolas escapassem de uma televisão abandonada no lixo e começassem a atacar o nosso mundo? :)

Vale a pena ver!


Até logo.
Leia mais...

[NEW LIFE] Day A039 - Compras, Cozinhados e Summerhouse

E já se passaram uns dias largos desde o último relato. Começo então por vos descansar, dizendo que está tudo bem comigo! :)

No último fim-de-semana fui às compras: só produtos LEGO... lol


Na lista, consta uma mochila impermeável (a que eu estava a levar todos os dias para o trabalho não o era), um balde do lixo, um suporte para rolos de cozinha, uma caneca, uma carteira para a minha máquina fotográfica, um pack de "homem de negócios" (lool... que inclui um bloco de notas, uma caneta e uma carteira metálica para cartões de visita), um porta-chaves para por as chaves de casa e da bicicleta, dois setezinhos Harry Potter da nova colecção deste semestre e 4 dos 5 volumes da Vintage Minifigure Collection. Ora, tudo bens de primeira necessidade claro está! :)

O resto do fim-de-semana foi passado a passear de bicicleta, fui até ao (minúsculo) centro comercial de Billund - a conhecida Lalándia, que tem também um aquaparque interior -, comi um gelado e ainda aproveitei para começar a lista dos presentes que vou ter de comprar para o Natal! Não vale a pena começarem com os comentários a pedinchar.... =D

Ainda tive tempo também para tirar as primeiras fotos ao apartamento onde estou a viver agora (o tal em que partilho a cozinha/sala de estar com mais - supostamente - 3 pessoas). Neste momento tenho uma italiana de 27 anos, - mas que aparenta bem menos!! - muito simpática, a "viver" no quarto em frente ao meu. Do meu lado está um dinamarquês que vive aos fins-de-semana em Copenhaga e que raramente vejo. O outro quarto pertence a um outro funcionário da LEGO que também nunca ninguém vê por cá........

Ora aqui está o meu quarto:




Não tem muita coisa, mas assim também é mais fácil de arrumar! lol...

E agora a zona comum:


É um espaço bastante agradável e já me adaptei à vida diária aqui em Gravhøjen! :) A princípio foi um bocado complicado vir para um lugar onde a cozinha é partilhada com outras pessoas, onde nem todos têm as mesmas preocupações com a higiene... Mas eu nunca tinha vivido fora de casa dos meus pais, portanto, não é que se possa dizer que estava mal habituada (porque estar habituado a uma casa limpa não é de todo um mau hábito), mas também não estava preparado para a mudança... Aos poucos vou me adaptando também à ideia e vou deixando as coisas um pouco mais ao meu jeito! :)

Nas últimas semanas tenho cozinhado bastante - sou eu que preparo o meu jantar todos os dias da semana e as refeições ao fim-de-semana também -, por isso já me começo a sentir esgotado de ideias! =D O cardápio já se começa a repetir... lol

Aqui ficam alguns pratos recentes:

Esparguete à Bolhonhesa

Arroz branco com tiras de peito de frango estufadas ao vapor com legumes

Ontem de manhã fui para o trabalho com uma mala pequena comigo onde levava uma muda de roupa, toalhas e roupa de cama: ia passar a noite fora numa casa de Verão com a equipa com que vou trabalhar nos próximos meses num novo projecto. Ficámos hospedados numa casa fantástica, enorme, com todas as condições e mais algumas para passar um dia verdadeiramente em grande!! Foi sem dúvida o melhor dia que eu tive por aqui desde que me mudei para a Dinamarca!

Ora comprovem lá as condições da casa:






E ontem de manhã ainda tivemos oportunidade de ir dar um passeio pela praia:



Escusado será comentar sobre a temperatura que se fazia sentir, n'é verdade? :)

Infelizmente hoje tivemos de voltar.... E cá estou eu, novamente no meu quarto. Daqui a pouco vou preparar o meu jantar e comer e devo deitar-me ainda mais cedo do que o costume, porque ontem a noite acabou tarde..... =D Tenho de repor algumas horas de sono.

Ah, e ainda tenho a mala ali por desfazer...... Pffff....

Até logo.
Leia mais...
Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.