segunda-feira, janeiro 31, 2011

Rélogios


Queria ter netos e poder brincar com eles
E ainda assim, poder beijar a pele macia da minha avó
E sentir o aperto de mão firme do meu avô...

Porque têm os nossos relógios de marcar tempos diferentes?
Leia mais...

domingo, janeiro 30, 2011

[NEW LIFE] Day A119 - Sol

Sol é sinónimo de vida. Portugal, apesar de tudo, é um país de sorte: tem uma costa enorme banhada pelo mar de que tanta falta sinto e é presenteado com a luz e o calor do Sol durante grande parte do ano.

A Dinamarca não se pode gabar do mesmo - pelo menos no que diz respeito ao Sol. Hoje esteve uma bela tarde de domingo, com o céu completamente limpo. Apesar das baixas temperaturas (1 ou 2º), esteve um dia agradável - sim, esteve, porque aqui já é noite.... :(

Saí para dar um passeio aqui pelas redondezas... Já sentia falta do Sol! Sentei-me num banco de jardim e fechei os olhos - a ouvir música claro!


Estou branco feito um copo de leite... bem mais do que seria habitual nesta altura do ano se estivesse em Portugal. Mas a luz do Sol sempre ajuda um pouco a equilibrar as cores de uma foto... aquece! Ainda que, pelo menos hoje e aqui, a temperatura não tenha subido nem mesmo debaixo do Sol...


Até logo.
Leia mais...

sexta-feira, janeiro 28, 2011

LEGOrealismo

Por este mundo fora existem muitos artistas, nas mais variadas áreas. Alguns vão captando a minha atenção aqui e ali. Na trivialidade do dia-a-dia, há sempre algo capaz de nos surpreender... e ainda bem que assim é! :)

No entanto, artistas capazes de se superar a cada trabalho já não são assim tão fáceis de encontrar... E apesar ainda só ter apresentado duas criações, o artista que vos venho dar a conhecer hoje é sem dúvida alguma já uma referência para mim!

Há uns meses atrás vi destacado no The Brothers Brick uma foto de uma construção LEGO que me deixou de queixo na mesa, tal era o realisto e nível de detalhe!

Vejam por vocês mesmos:


Construída praticamente apenas com peças LEGO pretas e brancas, esta casa vitoriana parece tirada de um cenário cuja vida foi totalmente consumida pelas chamas mesmo antes da chegada de um nevão. A foto tem também uma qualidade muito boa e todos os cuidados com a composição da construção e iluminação utilizada conferiram à cena uma melancolia e sinistralidade quase capaz de provocar arrepios na espinha.

Mas depois desta brilhante execução - dita pelo autor como sendo a sua primeira criação LEGO - eis que a obra-prima é superada:


Para esta nem tenho palavras... Ou tenho, uma: orgânica! Acho que é a construção mais "orgânica" que alguma vez vi em LEGO... E o realisto é de secar a língua (de tanto tempo que a boca fica aberta)!

Podem saber mais sobre os trabalhos de Mike Doyle no seu blog.

Até logo.
Leia mais...

quarta-feira, janeiro 26, 2011

LEGO Designer ou AFOL - a morte do artista?

Agora que o meu hobby se transformou literalmente no meu trabalho, no meu "ganha-pão", será que o AFOL marcosbessa morreu?!

Sei que esta é uma questão que tem dado que pensar a alguns amigos e conhecidos meus. Eu próprio já reflecti por várias vezes, tentando chegar a uma resposta. Hoje penso que chegou a hora de pelo menos esclarecer algumas coisas.

Em Outubro passado comecei a trabalhar como LEGO Designer, que sempre foi um dos meus maiores sonhos. Mas quem seguia o meu percurso como AFOL pôde reparar que a minha última construção a ser apresentada na Internet apareceu bem antes disso.

Ancient Lady's Museum foi a minha última criação pública, apresentada em primeira mão no evento Arte Em Peças em Paredes de Coura, em Junho do ano passado.

Desde esse evento, até me mudar para a Dinamarca, o pouco tempo que passei na minha LEGOficina foi para arrumá-la antes de deixar o país. Estava a precisar de férias, sobretudo por todo o trabalho da faculdade, e tal era a exaustão que até os meus hobbies foram deixados de lado por uns tempos...

Agora que estou aqui, a trabalhar diariamente com o melhor brinquedo do século, com a verdadeira oportunidade de deixar uma marca na história desta grande empresa que é a LEGO, não podia estar mais satisfeito. Mas aqui mesmo é que volta a questão: como posso eu aguentar sem viver o hobby como o AFOL construtor activo que sempre fui?

Antes de mais, é importante realçar o facto de que a minha LEGOficina continua em Portugal, em casa dos meus pais (já me soa estranho chamar-lhe minha casa, por mais que saiba que será sempre "a minha casa"...). E também que apesar de ter acesso ilimitado a praticamente todas as peças que poderia desejar (e mais algumas!!) no meu local de trabalho, a verdade é que não tenho autorização para tornar público de forma alguma o que quer que eu crie lá dentro, seja em trabalho, seja nos tempos livres...

Ao princípio estas regras faziam-me alguma confusão (porque achava que deviam ser compreensivos com o facto de eu estar longe de casa e da minha colecção pessoal), mas agora, com o devido distanciamento e "cabeça fria", se ainda não publiquei mais nada entretanto a culpa é apenas minha! Eu já tenho uma colecção bem razoável aqui no meu quarto! E mesmo não tendo as condições de arrumação que tenho em Portugal, se realmente fizesse questão já podia ter começado a construir aqui...

Mas o que é que eu já teria começado a construir? Muito provavelmente mais edifícios.... Prédios modulares. Que toda a gente que conhece o meu lado de fã de LEGO sabe que são a minha predilecção! Justamente por isso, será fácil imaginar que um dos meus objectivos agora que estou dentro da empresa será trabalhar neste tipo de sets (como o Café Corner, Green Grocer, etc.) e todas as ideias que vou tendo poderão vir a ser-me bastante úteis no futuro, por isso, para quê desperdiçá-las?

Pois é... o mais provável é mesmo não me verem a apresentar um novo prédio modular tão cedo. O que não quer dizer que não ande a pensar, desenhar ou a construir alguns... (ou fragmentos... =P). No entanto, o dia há-de chegar em que apresentarei o meu primeiro prédio modular como set oficial, com uma referência de 5 dígitos, do tipo 10xxx! ;)

No entretanto, todas as outras ideias que vou tendo, poderão vir a ser-me igualmente úteis neste trabalho que vive mesmo da criatividade e da inovação, daí que não considere provável aparecerem MOCs meus com a frequência de antigamente.

De qualquer modo, e voltando finalmente à pergunta fulcral deste post - se o AFOL morreu - a resposta é um firme NÃO! Posso estar menos activo, pode demorar até que apresente um novo MOC, mas não acredito que não o volte a fazer! ;)

Neste momento estou a investir a minha criatividade no meu trabalho: preciso afirmar a minha qualidade enquanto construtor, mas também, e sobretudo, como criativo! E todas as armas que tiver serão valiosas!

E se as apresentações de MOCs vão escasseando, por outro lado, já faltou mais para eu apresentar o meu primeiro SET! Chega ao mercado já no próximo ano!! =D

Até logo.
Leia mais...

sábado, janeiro 22, 2011

[NEW LIFE] Day A111 - A lembrar os domingos lá de casa...

Hoje saí tarde da cama, mas estava com vontade de comer assado... Preparei as batatas, enquanto descongelei a carne à pressão em banho maria, arranjei a assadeira com tudo o que era preciso: óleo, sal, pimenta, colorau, loureiro, cebola... Forno! No entretanto pus o arroz a cozer, quando já estava no ponto, desliguei o fogão e deixei-o a secar. Virei a carne, mexi as batatas, forno novamente! Mais fraco um pouco, para me dar tempo de tomar um banho...


Assim, a ementa para hoje foi: arroz branco sequinho, carne de porco assada com batatas e salada de tomate, pimento e milho. Bem bom! :)

Estava óptimo! Lembrou-me mesmo os domingos em casa dos meus pais quando a minha mãe não se dava à preguiça e fazia o assado em casa.... =P

Agora vou comer a sobremesa: manga!

Até logo.
Leia mais...

sexta-feira, janeiro 21, 2011

[NEW LIFE] Day 110 - Tugas em Billund e últimas aquisições!

Estou bem! Ainda estou vivo e está tudo bem! Só para o caso de se terem perguntado onde andaria aqui o tuga das terras Dinamarquesas.... :)

Vamos então começar pelo princípio, porque isto de ficar tantos dias sem escrever aqui realmente faz acumular as histórias para contar!

No fim-de-semana passado fui jantar a casa de um casal que eu pensava ser dinamarquês e que vivia em Kolding. Pois a verdade é que é bem mais Português que Dinamarquês e afinal vivem mesmo aqui em Billund! O Paulo e a Rosa foram o casal que me contactou quando souberam que havia um jovem Português a trabalhar na LEGO e a viver em Billund. E a Anabela e o Torben (acho que é assim que se escreve o nome dele) são o outro casal onde fomos jantar. A Anabela é portuguesa, o Torben é Dinamarquês mas viveu 10 anos em Portugal. Os dois têm duas filhas que nasceram ambas em Portugal, a Mariana de 12 ou 14 anos (não me consigo recordar) e a Ania de 18. Só conheci a mais nova, a Ania teve um compromisso e não esteve presente no "meu jantar"! lol... Grave falha!

A noite foi muito agradável! Todos eles são muito simpáticos e alegres! Foi óptimo conhecer alguns Portugueses a viverem na mesma cidade que eu e foi melhor ainda ter um jantar por estes lados totalmente falado em Português! :)

Desta vez comemos uma carne assada, que é típica daqui da Dinamarca, mas cozinhada ao jeito luso-dinamarquês. :) Muito boa! E claro está que não podia esquecer o bolo de chocolate da Mariana que foi uma das nossas sobremesas! Há pasteleira para aqueles lados! Mas para uma próxima oportunidade ficaram prometidas as francesinhas da Rosa - que o Paulo gabava de água na boca - e uma sobremesa preparada por mim! :)

Mudando completamente de assunto, esta semana comprei a minha viagem para Portugal para o primeiro fim-de-semana de Julho. Vou ter o primeiro casamento do meu grupo de amigos!! Pois é... estamos a ficar velhos! lol Ou então não! O Luís é que se calhar está com pressa.... :)


Sem pressas nenhumas (que maneira subtil de fazer a ligação com o parágrafo anterior, digam lá!! lol), fui eu à Staff Shop - loja LEGO de acesso restrito a funcionários da empresa e uma ou outra pessoa com sorte -  esta semana para encontrar o 10189 Taj Mahal a um preço extraordinário!! Não é segredo que esta loja existe e que tem grandes descontos para nós funcionários, mas este set (que para quem não sabe é um dos maiores e mais caros da história da LEGO) estava ao preço de um exclusivo dos mais baratos.... =P Se é que me faço entender para os mais geeks da matéria! No entanto, a satisfação foi maior quando - depois de já o ter em casa - descobri que o set já não está a ser mais comercializado pelos canais normais, o que quer dizer que o seu valor no "mercado negro" já está a começar a aumentar em direcção à Lua! Não que eu esteja a pensar em vendê-lo... Até porque quero construí-lo um dia destes!

Mas as aquisições da semana não ficaram por aqui! Uma funcionária da LEGO que não tive ainda oportunidade de conhecer pessoalmente está de mudanças para um novo país - abandonando assim o trabalho aqui - e então precisou desfazer-se de uma série de coisas que tinha em casa e que não vai levar consigo: mobília, electrodomésticos, entre outras coisas... Eu cá fiquei com o aspirador! Estava mesmo a precisar de comprar um, visto que a Roberta já se vai embora para a sua casa nova no fim do mês, levando com ela o aspirador que tenho usado... Assim aproveitei e comprei um em segunda mão que me ficou mais em conta! :)


Também já comentei por aqui que têm andado em trabalhos de remodelação lá pelo meu local de trabalho. Assim, uma série de coisas tiveram de ser "despachadas" de lá para fora... Eu cá consegui trazer uma estante IKEA para o meu quarto! Hoje, com a ajuda dos meus colegas de trabalho Luis e Henrik, lá subimos as escadas para o meu apartamento com a estante literalmente às costas! :) Já está no sítio, pronta para ser preenchida! 

E isto ainda não é tudo! Hoje também arranjei um sofá-cama!! A Roberta tem um no seu quarto, bem jeitosinho, não muito grande, perfeito para meter no meu quarto. Como ela se está a mudar para a sua própria casa, chegou a altura de comprar um sofá maior, a condizer com o seu grande apartamento só para ela! lol... Assim, lá chegamos a um acordo muito rapidamente e sem grandes "regateios", diga-se!

Agora já tenho onde pôr a dormir quem me vier cá visitar... e já começo a ter algumas reservas! Isto já parece um Hotel na Madeira no fim do ano.... =D

Estou ansioso por receber alguns amigos por cá! As saudades já são tantas outra vez..... :(

Até logo.
Leia mais...

quarta-feira, janeiro 12, 2011

[NEW LIFE] Day A108 - Contactos

Hoje senti-me um verdadeiro funcionário LEGO! Chegaram-me à secretária os meus primeiros cartões de visita:


Está a aproximar-se o mês de Fevereiro e vou ter de viajar até Nuremberga, na Alemanha, para a Spielwarenmesse International Toy Fair Nürnberg, a maior feira internacional de brinquedos e jogos do mundo, cuja entrada está limitada a representantes de marcas expositoras, jornalistas e convidados especiais. Irei com um grupo de Designers, em representação da LEGO e esta será um excelente oportunidade para estrear os meus "business cards"! =D

Na verdade já houve uma outra situação em que eles me teriam dado jeito, mas ainda era cedo para os ter... Lembram-se quando fui a Hamburgo também em trabalho? Pois aí surgiu um momento em que uma senhora esperou que eu lhe entregasse o meu cartão de visita, mas o meu chefe interveio e explicou que eu ainda não tinha e que na necessidade de me contactar poderia fazê-lo através dele.

Agora já sou autónomo!! ;D

Quando um funcionário da empresa preenche o formulário online para encomendar os seus cartões, pode escolher até duas imagens diferentes para o verso, de um lote de 18 (se não estou em erro) minifigs de diversos temas. Escolhi o "Robin dos Bosques" e o Palhaço, duas das minhas minifiguras favoritas da primeira série de coleccionáveis.

Esta semana tem sido definitivamente uma semana de estabelecer contactos... e nem a propósito, chegaram os meus cartões de visita!

No fim-de-semana recebi uma mensagem no facebook de uma pessoa recém adicionada como amigo. Como em muitos outros casos, comecei por receber um convite de amizade de um homem que não conhecia. Pensei tratar-se de algum amigo de amigo ou alguém com quem me pudesse ter cruzado algures e de quem simplesmente não me recordava. Aceitei. Depois com a mensagem tudo ficou esclarecido: tratava-se de um dos meus "leitores anónimos" do blog que vem seguindo a minha aventura aqui pela Dinamarca e curiosamente também ele é um aficionado por LEGO, ao ponto que em criança sonhava em ser piloto de aviões e LEGO Designer. Hoje é piloto da TAP e por isso mesmo quis agradecer-me por partilhar estas minhas vivências também com ele - e com todos vocês que me vão lendo -, permitindo-lhe de alguma forma viver um pouco deste que foi também o seu sonho de criança.

Foi óptimo ler as palavras dele... De repente, foi como se tudo fizesse sentido: o porquê de manter esta janela aberta... Eu gosto de escrever, é um facto. Mais do que ler, é uma lei universal! E ter este meu canto, só meu, onde posso vir escrever quando me apetece, sobre o que me apetece, como me apetece... é bom demais! Mas nem sempre existiu um porquê... Porque sim, apenas! Mas com esta mensagem recebida no facebook, foi como se de repente a luz do sol começasse a brilhar do lado de fora desta minha janela e tudo ficasse mais claro! Por isso, e porque sei que certamente irá ler este post, aqui fica o meu muito obrigado por ter tido a amabilidade de entrar em contacto comigo e de retribuir neste diálogo que na maioria das vezes funciona apenas num sentido... Vocês, meus leitores, estejam à vontade para comunicarem comigo! Se o quiserem fazer através de um comentário e não quiserem que este seja publicado, basta dizerem... ;)

Mas os contactos inesperados não ficaram por aqui... Ontem, por volta das 5h da tarde - hora a que normalmente me venho embora do trabalho -, o telefone que tenho na minha secretária tocou; com um número Dinamarquês a aparecer no ecrã. Não é habitual receber chamadas - não há muita gente a querer falar comigo no trabalho... lol... (a verdade é que a maioria das vezes é mais simples vir até à minha secretária e falar pessoalmente! =P) Mas verdadeiramente surpreso fiquei ao ouvir uma voz masculina falar português, muito apressadamente e com um tom um tanto ofegante.

Um casal de Portugueses que vive aqui em Billund - ele dono da sua própria empresa, ela funcionária do departamento financeiro da LEGO - devem ter estado em Portugal no Natal e viram a reportagem da revista Notícias Magazine. Ficaram assim a saber que havia mais um Português, por sinal bem jovem, a viver na mesma cidade que eles, a cumprir um sonho... Quiseram de imediato entrar em contacto comigo e criar uma relação. O senhor, que se foi acalmando aos poucos - percebi que estava atrapalhado com o trabalho - estava muito entusiasmado e foi de uma extrema simpatia e amabilidade. Ofereceu-se - e também em nome da esposa - para me ajudar em tudo o que eu precisasse agora que estou a viver num país diferente, com uma língua que ainda me é estranha, porque também eles já passaram por tudo o que eu estou a viver agora.

Convidaram-me para um jantar no próximo fim-de-semana em casa de um casal de Dinamarqueses, amigos deles, que adoram Portugueses e que quiseram também conhecer-me.

Fiquei surpreso com este contacto, mas ao mesmo tempo orgulhoso, porque isto mostra o melhor lado de nós Portugueses... Afinal ainda sabemos ser um povo unido e preocupado com os nossos. :)

Ah, e como o senhor também fez questão de frisar no telefonema, o tal casal Dinamarquês tem também uma filha mais ou menos da minha idade que também gosta muito de Portugueses... Já rola o boato no facebook que me querem fazer um arranjinho! xD

A ver se depois do fim-de-semana tenho algumas curiosidades para contar a respeito deste jantar! ;)

Até logo.
Leia mais...

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Marcos, o meu nome é Marcos!

Desde que me conheço que gosto do meu nome. Nunca tive outro e o remédio era mesmo habituar-me a ele se não fosse este o caso. Na verdade tenho um segundo nome próprio: André, do qual também gosto, mas que nunca pegou... Nunca me trataram por André. Dois primos meus, bastante mais novos, volta e meia perguntavam-me qual era o meu outro nome e quando eu lhes respondia lá diziam, como sempre, "a partir de agora vou chamar-te André!"... A duas ou três primeiras vezes ainda se lembravam, mas depois disso já voltava a ser apenas Marcos, como dantes.


Não sei muito sobre o meu nome, mas ao mesmo até sei bastante. O que quero dizer com isto é que a maioria das coisas que sei não são assertivas, não tenho provas... apenas li algures e ficou-me retido na memória. Sei que este é um nome muito mais comum no Brasil, onde até existem vários actores conhecidos das novelas meus homónimos: Marcos Pasquim, Marcos Oliveira, Marcos Frota, Marcos Breda, Marcos Caruso, Marcos Palmeira, Marcos Paulo Simões, Marcos Winter (fiz uma pesquisa na net para recordar os nomes e fiquei surpreendido com a quantidade... só me lembrava de 2 ou 3... e estes são os que eu conheço!!), entre outros...


Marcos Pasquim, Marcos Frota, Marcos Breda e Marcos Palmeira
alguns dos actores braseileiros meus homónimos.

Além de actores brasileiros, existiu também um Papa São Marcos, no ano 336 e, obviamente, o evangelista São Marcos, um dos discípulos de Jesus, na religião Crista. Existem ainda outras figuras das mais variadas áreas com o meu nome, espalhadas um pouco por todo o mundo.

Existem algumas variantes do nome, como Marcus ou Marco, sendo este último deveras mais comum em terras lusas. Justamente por essa razão, por ser o mais comum, acabo por ser muitas vezes chamado de Marco e por mais que alerte as pessoas para o facto de que não é esse o meu nome, algumas - inconscientemente até - caem infinitamente no mesmo erro!

Já por diversas vezes tive na mão aquelas folhas impressas em papel beje, com uns floriados e uns desenhos a lembrar um pergaminho, que normalmente estão à venda em papelarias, onde se podem ler alguns factos acerca dos nomes próprios. Não consigo ter a certeza se já encontrei mesmo o nome "Marcos", mas lembro-me de pelo menos ter lido o de "Marco", cuja origem não há-de ser muito diferente da do meu...

Nessas folhas, assim como encontrei agora neste site, pude ler sempre mais ou menos a mesma coisa: Marcos é um nome próprio masculino, de origem Latina, derivado de Marticus, possivelmente, por isso, associado ao deus Marte - deus romano da guerra. Também há a hipótese de o nome ter origem Germânica, da palavra martello, que significa "viril". De uma origem ou de outra, gosto da força intrínseca do meu nome! :)

Existem imensas variantes em diferentes línguas, mas as mais curiosas serão talvez: Marek (Checo e Polaco), Marcas (Irlandês) e マルコス (Marukosu, Japonês). Nesta rápida pesquisa que fiz no google, chegando ao site indicado acima, encontrei também a representação árabe do correspondente ao meu nome:
ﻣﺮﻛﺲ

Sempre gostei dos caracteres árabes. Fazem-me lembrar os desenhos curvilíneos que ia fazendo nos cadernos durante as aulas... Acho que tenho aqui uma nova tatuagem (para pensar depois de fazer a primeira que ficou adiada.... --').

Agora que todos já sabem um pouco mais sobre o meu nome, espero que seja mais fácil gravarem que eu sou o Marcos, que apesar da multiplicidade implícita do nome, sou apenas um, embora alguns possam discordar pela minha pluralidade de actividades... Talvez seja daí que vem o meu "s"! :)

Até logo.
Leia mais...

domingo, janeiro 09, 2011

Rainymood + Yann Tiersen = [no_words]

Andava eu pelo youtube, como é habitual, a ouvir música (o dia hoje foi de arrumações e a banda sonora foi praticamente toda dos Boyce Avenue - vale a pena ouvir as covers deles!) quando no final de um dos vídeos, vi a thumbnail de uma curta metragem que tinha visto pela primeira vez há uns meses atrás...


A curta em si está muito bem conseguida... tão simples e tão emotiva. Claro está que muito por causa da incrível banda sonora! Quem não conhece "Comptine D'un Autre Été: L'après Midi" de Yann Tiersen? E se eu vos falar em Amelie Poulain...? Ou do seu fabuloso destino? :) O meu filme francês favorito... aliás, um dos meus filmes de eleição!

Num dos comentários à curta "The Piano" de Aidan Gibbons, assinado pelo utilizador "irisummer2402", li uma sugestão que numa primeira reacção não levei muito a sério, mas depois de reflectir por apenas um instante, pensei: "porque não?". Na verdade, dois instantes depois já estava a imaginar que de facto aquela era uma brilhante sugestão...

Foi assim que cheguei ao site: www.rainymood.com, uma ideia brilhante e tão simples: um site onde é possível ouvirmos interminavelmente o maravilhoso som da chuva... Sim, eu sou uma daquelas pessoas que adora ficar no sofá, em frente à lareira, a ouvir a chuva cair lá fora... e com a música de Yann Tiersen então... Combinação perfeita!

Por isso, pegando na sugestão de "irisummer2402", repasso-a para vocês: abram o site "RainyMood" e ponham a tocar o video do youtube com a curta "The Piano". Fechem os olhos e relaxem... Eu tenho estado a ouvir em ciclo infinito enquanto estou a escrever este post, mas ainda me vou deitar ali na cama e ouvir mais uma... e outra vez... e outra... nada melhor para lavar a alma!

Até logo.
Leia mais...

sexta-feira, janeiro 07, 2011

[LDD-MOC] Villa Maison (FREE download!)


Villa Maison
2440 peças / elements
Criado / created: 13-02-2010


Esta criação é da minha total autoria, anterior à minha admissão como Designer na empresa LEGO. O download do ficheiro LDD é totalmente gratuito e este não deve ser comercializado por ninguém. Nenhuma outra entidade está autorizada a partilhar este ficheiro. É permitida a alteração e recriação deste modelo, tanto em modo digital como físico, embora eu ficasse grato se, sempre que possível, fosse indicado como fonte o link deste post como referência ao trabalho original.
This is a creation of mine, prior to my admission as a Designer at LEGO. The download of the LDD file is completely free and it should not be sold by anyone. No other entity is authorized to share this file. You are allowed to change and rebuild this model, both digitally and with real bricks, though I will be grateful if you state whenever possible a link to this post as a reference to the original work.
Leia mais...

[LDD-MOC] Milouuu, where are youuu? (FREE download!)


Milouuu, where are youuu?
562 peças / elements
Criado / created: 04-10-2009



Esta criação é da minha total autoria, anterior à minha admissão como Designer na empresa LEGO. O download do ficheiro LDD é totalmente gratuito e este não deve ser comercializado por ninguém. Nenhuma outra entidade está autorizada a partilhar este ficheiro. É permitida a alteração e recriação deste modelo, tanto em modo digital como físico, embora eu ficasse grato se, sempre que possível, fosse indicado como fonte o link deste post como referência ao trabalho original.
This is a creation of mine, prior to my admission as a Designer at LEGO. The download of the LDD file is completely free and it should not be sold by anyone. No other entity is authorized to share this file. You are allowed to change and rebuild this model, both digitally and with real bricks, though I will be grateful if you state whenever possible a link to this post as a reference to the original work.
Leia mais...

quinta-feira, janeiro 06, 2011

[LDD-MOC] Little Café Corner Revisited (FREE download!)


Little Café Corner Revisited
869 peças / elements
Criado / created: 19-01-2009


Esta criação é da minha total autoria, anterior à minha admissão como Designer na empresa LEGO. O download do ficheiro LDD é totalmente gratuito e este não deve ser comercializado por ninguém. Nenhuma outra entidade está autorizada a partilhar este ficheiro. É permitida a alteração e recriação deste modelo, tanto em modo digital como físico, embora eu ficasse grato se, sempre que possível, fosse indicado como fonte o link deste post como referência ao trabalho original.
This is a creation of mine, prior to my admission as a Designer at LEGO. The download of the LDD file is completely free and it should not be sold by anyone. No other entity is authorized to share this file. You are allowed to change and rebuild this model, both digitally and with real bricks, though I will be grateful if you state whenever possible a link to this post as a reference to the original work.
Leia mais...

[LDD-MOC] Mesa de Bilhar / Pool Table (FREE download!)

Mesa de Bilhar / Pool Table
81 peças / elements
Criado / created: 02-09-2009


Esta criação é da minha total autoria, anterior à minha admissão como Designer na empresa LEGO. O download do ficheiro LDD é totalmente gratuito e este não deve ser comercializado por ninguém. Nenhuma outra entidade está autorizada a partilhar este ficheiro. É permitida a alteração e recriação deste modelo, tanto em modo digital como físico, embora eu ficasse grato se, sempre que possível, fosse indicado como fonte o link deste post como referência ao trabalho original.
This is a creation of mine, prior to my admission as a Designer at LEGO. The download of the LDD file is completely free and it should not be sold by anyone. No other entity is authorized to share this file. You are allowed to change and rebuild this model, both digitally and with real bricks, though I will be grateful if you state whenever possible a link to this post as a reference to the original work.
Leia mais...

[LDD-MOC] Matraquilhos / Football Table (FREE download!)

Matraquilhos / Football Table
48 peças / elements
Criado / created: 3-09-2009


Esta criação é da minha total autoria, anterior à minha admissão como Designer na empresa LEGO. O download do ficheiro LDD é totalmente gratuito e este não deve ser comercializado por ninguém. Nenhuma outra entidade está autorizada a partilhar este ficheiro. É permitida a alteração e recriação deste modelo, tanto em modo digital como físico, embora eu ficasse grato se, sempre que possível, fosse indicado como fonte o link deste post como referência ao trabalho original.
This is a creation of mine, prior to my admission as a Designer at LEGO. The download of the LDD file is completely free and it should not be sold by anyone. No other entity is authorized to share this file. You are allowed to change and rebuild this model, both digitally and with real bricks, though I will be grateful if you state whenever possible a link to this post as a reference to the original work.
Leia mais...

terça-feira, janeiro 04, 2011

[POEMA] Mudo

porque não és Tu capaz de ler os meus olhos?
é a distância que nos sEpara?
é o castanho que os pinta que te esconde o que de mim Não sabes?
é o silêncio das palavras não ditas que te afasta da compreensão?

porque tenHo eu de dizer tudo?
porque nãO és tu capaz de me ler?

porque não és tu capaz de ler as minhas mãos?
é o suor frio que as envolve insuficienteMente claro?
é o seu inquieto pousar pouco Esclarecedor?
é o seu cerrar em punho demasiado subtil para perceberes?

porque tenho eu de Dizer tudo?
porque não és tu capaz de me ler?

porque não és tu capaz de ver mais de mim que todos Os outros?
porque tenho eu de dizer tudo quando tudo está escrito nos meus olhos?

Leia mais...

[NEW LIFE] Day A093 - Ano novo, vida nova... o mesmo emprego! (1ª parte)

Pois é, 2011 já começou!

E com ele começa o meu 4º mês de trabalho na LEGO como Júnior Designer, o que significa que o meu período de provação terminou. A empresa não quis cessar contrato e eu... claro está que também não quis! =D Agora sou, oficialmente, um jovem de 21 anos com um cargo permanente numa empresa de renome mundial, que só por acaso é responsável pela criação do melhor brinquedo do século e com o qual até nem desgosto de brincar! XD

No primeiro dia do ano, depois de almoçar com os meus pais, irmão e avós paternos e de ter metade da família lá em casa para se despedir de mim, apanhei o inter-cidades em Campanhã que me levou até Vila Franca de Xira. Os meus pais e o meu irmão levaram-me à estação, mas a despedida foi estranha e demasiado rápida... O meu pai - para não variar - andou um bocadito às voltas e acabei por chegar mesmo em cima da hora. Quando estava a abraçar a minha mãe só pude reparar que estavam outras pessoas a aproximarem-se da entrada da carruagem e as minhas malas estavam no caminho. Nem tive tempo de a apertar nos meus braços. :( Serão mais três meses... resisti aos primeiros, hei-de resistir as estes também!

Tempo para fazer um primeiro parágrafo: custou-me muito mais voltar para a Dinamarca do que simplesmente mudar-me há três meses atrás. Onde na primeira vez tinha todo aquele entusiasmo da novidade e da descoberta para me deixar eufórico e com os pés longe do chão, desta vez tinha apenas a saudade já a crescer à medida que aproximava o dia da viagem... Alguns poderão ter pensado que eu estava cansado, sem energia ou até triste em alguns momentos: ainda não estou habituado à ideia de viver longe de tudo o que foi a minha vida nestes 21 anos. :(

Voltando ainda a Portugal, no fim da "minha" linha, estava o Pombo (Nuno Ferreira) à minha espera. Seguimos de carro até Porto Alto, para casa da Maria Sofia. Era lá que ia passar a noite. Em casa dela já estavam o Sr. Martins, o Francisco, a Dona Gena, o NaNeto e a Ana (todos eles membros da Comunidade 0937) que vieram para se juntarem a nós no jantar.

A Maria tinha telefonado para um restaurante chinês para confirmar se eles estariam abertos naquela noite, já que todos os outros restaurantes da região pareciam estar fechados na primeira noite do ano. A proprietária do restaurante respondeu que sim e a Maria Sofia ficou a contar com isso. Quando lá chegámos demos de caras com a porta fechada! Ou aconteceu alguma coisa, ou então o chinês da Maria Sofia não foi bom o suficiente para elas se entenderem! =D

Demos uma volta de carro à procura de alternativa e realmente tudo parecia estar fechado, até que encontramos um Japonês aberto... Ora, quem não tem Chinês caça com Japonês (não é assim o dito popular, mas serve à ocasião!). Eu até nem me importava, mas comida chinesa não era do agrado de todos... Então lá fomos dar mais uma volta para ver se não teríamos mesmo outra alternativa. Foi então que o Fábio se lembrou de uma marisqueira - o Paris - mesmo em frente à Torre - um outro restaurante ao qual a Maria nos queria levar em primeiro lugar, mas que estava fechado. Como o principal rival estava fechado, parecia-lhes óbvio que essa marisqueira estivesse aberta. E estava de facto: à pinha! Mas ainda assim conseguimos mesa para 9!

Comemos, bebemos sangria (que o Fábio conseguiu melhorar substancialmente ao esmagar a laranja dentro do jarro, visto que tinham exagerado no anis) e comemos cheesecake (a semana que passou serviu para tirar a barriga de miséria no que diz respeito a cheesecake!! Na quinta tinha comido 5 fatias em casa da Filipa! =D E ao comentar isto com a Roberta ela só me disse "Mas ainda não provaste o meu....." Ficou a promessa de me fazer um!).

De volta a casa da Maria e do Fábio, tivemos um bom momento de conversa em que o Sr. Martins e o Francisco me tentavam cravar informações... Mas constataram que estou bem treinado! Nem a sangria me fez abrir demasiado a boca, por mais que o Pombo enchesse o meu copo sem eu dar conta.... xD

Terminada a noite, feitas as despedidas, era tempo de descansar um bocado. De manhã cedo o Fábio ia levar-me ao aeroporto da capital.

Na manhã seguinte assim foi: tomei um duche e depois o marido da Maria Sofia levou-me ao aeroporto. Ela não nos acompanhou porque a sua má disposição matinal é já famosa entre a Comunidade 0937 e não só. Daí termo-nos despedido na noite anterior! =P

(continua)
Leia mais...

domingo, janeiro 02, 2011

Novo ano, novas caras... novos feitos, novas emoções!


P.S. Já estou de volta à Dinamarca! A ver se amanhã tenho mais paciência para relatar a viagem.... =P Hoje nem vontade tive de desfazer as malas......
Leia mais...
Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.