terça-feira, novembro 25, 2008

Sede de escrever...

E já lá vão uns mesitos desde o meu último post...... é verdade......

Confesso, desde já, que esta pausa prolongada deveu-se em grande parte à preguiça... Mas também à falta do que escrever!

Tenho andado bastante atarefado com a faculdade e o tempo livre não tem abundado... Estou com o meu terceiro livro parado há algumas semanas. Mas sinto falta de escrever! Nas férias de Natal o tempo não vai chegar para tudo o que lhe estou a guardar, mas para pôr alguma da escrita em dia terá de dar! ;)

Quanto a leituras também tenho andado muito fraco! Estava todo entusiasmado com Saramago assim que terminei de ler "O Ensaio Sobre a Cegueira", mas logo o entusiasmo passou quando comecei a ler "As Intermitências da Morte"... Não quero dizer que este livro perde em qualidade em relação ao primeiro que li do mesmo autor, mas a verdade é que a grande motivação que me fez ler "O Ensaio Sobre a Cegueira" (ainda) não existe para "As Intermitências da Morte"! E essa "motivação", essa força maior que me fez ler também "Anjos & Demónios", é justamente saber que está para sair o filme baseado no livro. :D

Eu adoro cinema! Mais do que literatura, mas sei que uma coisa não se faz sem a outra.... De qualquer forma (e lamento se estou a ir contra a ideia de alguém), prefiro ver um bom filme a ler um "bom livro".... ;D

Uma coisa curiosa que ouço tantas vezes acerca dos filmes que resultam de obras literárias de sucesso é a sua "relativa" falta de qualidade, ou seja, para muita gente um filme nunca poderá ser melhor que o livro que lhe serviu de inspiração. Para mim as coisas não são assim tão práticas ou rectilíneas! Acho que simplesmente consigo separar as duas artes: um filme será sempre a condensação máxima de um livro, com uma visão de um estranho, muito provavelmente bem distante da nossa própria visão, mas nem por isso deixará de poder ser um bom filme! Pelo menos é assim que eu vejo as coisas....... :)

E tudo isto para dizer que já vi "O Ensaio Sobre a Cegueira", o filme....... E simplesmente..... Adorei! Mais uma vez há que fazer algumas confissões que poderão ter marcado a diferença nesta minha opinião..... Primeiro comecei a ler o livro justamente por saber que este ia passar para o cinema; em segundo lugar, já conhecia o elenco antes de ter começado a ler o livro, ou seja, inevitavelmente as personagens ganharam corpo e alma "ao meu gosto", mas com um rosto idêntico ao que mais tarde eu vim a encontrar no filme, e isso criou desde logo uma proximidade muito grande entre o que eu tinha imaginado e o que eu realmente vi no cinema... Depois, também fui acompanhando atentamente o blog do realizador Fernando Meirelles ao longo de todo o processo de realização/produção do filme, onde pude ir tomando conhecimento de alguns pormenores, algumas visões do próprio realizador em relação a determinados aspectos do livro....

Tudo valeu a pena! Fiquei bastante satisfeito com o resultado final..... ;)
Ao Fernando Meirelles, os meus parabéns! A Saramago, a minha admiração!

Nota-se perfeitamente que estive bastante tempo sem aqui escrever! ;D Perdi a conta às palavras........

Prometo que vou tentar escrever menos, mais mais vezes daqui para a frente! ;)

Até logo!

Estava a ouvir: August Rush Original Soundtrack
Ando a ler: muito pouco..... ou mesmo nada!


Leia mais...
Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.