Sede de escrever...

E já lá vão uns mesitos desde o meu último post...... é verdade......

Confesso, desde já, que esta pausa prolongada deveu-se em grande parte à preguiça... Mas também à falta do que escrever!

Tenho andado bastante atarefado com a faculdade e o tempo livre não tem abundado... Estou com o meu terceiro livro parado há algumas semanas. Mas sinto falta de escrever! Nas férias de Natal o tempo não vai chegar para tudo o que lhe estou a guardar, mas para pôr alguma da escrita em dia terá de dar! ;)

Quanto a leituras também tenho andado muito fraco! Estava todo entusiasmado com Saramago assim que terminei de ler "O Ensaio Sobre a Cegueira", mas logo o entusiasmo passou quando comecei a ler "As Intermitências da Morte"... Não quero dizer que este livro perde em qualidade em relação ao primeiro que li do mesmo autor, mas a verdade é que a grande motivação que me fez ler "O Ensaio Sobre a Cegueira" (ainda) não existe para "As Intermitências da Morte"! E essa "motivação", essa força maior que me fez ler também "Anjos & Demónios", é justamente saber que está para sair o filme baseado no livro. :D

Eu adoro cinema! Mais do que literatura, mas sei que uma coisa não se faz sem a outra.... De qualquer forma (e lamento se estou a ir contra a ideia de alguém), prefiro ver um bom filme a ler um "bom livro".... ;D

Uma coisa curiosa que ouço tantas vezes acerca dos filmes que resultam de obras literárias de sucesso é a sua "relativa" falta de qualidade, ou seja, para muita gente um filme nunca poderá ser melhor que o livro que lhe serviu de inspiração. Para mim as coisas não são assim tão práticas ou rectilíneas! Acho que simplesmente consigo separar as duas artes: um filme será sempre a condensação máxima de um livro, com uma visão de um estranho, muito provavelmente bem distante da nossa própria visão, mas nem por isso deixará de poder ser um bom filme! Pelo menos é assim que eu vejo as coisas....... :)

E tudo isto para dizer que já vi "O Ensaio Sobre a Cegueira", o filme....... E simplesmente..... Adorei! Mais uma vez há que fazer algumas confissões que poderão ter marcado a diferença nesta minha opinião..... Primeiro comecei a ler o livro justamente por saber que este ia passar para o cinema; em segundo lugar, já conhecia o elenco antes de ter começado a ler o livro, ou seja, inevitavelmente as personagens ganharam corpo e alma "ao meu gosto", mas com um rosto idêntico ao que mais tarde eu vim a encontrar no filme, e isso criou desde logo uma proximidade muito grande entre o que eu tinha imaginado e o que eu realmente vi no cinema... Depois, também fui acompanhando atentamente o blog do realizador Fernando Meirelles ao longo de todo o processo de realização/produção do filme, onde pude ir tomando conhecimento de alguns pormenores, algumas visões do próprio realizador em relação a determinados aspectos do livro....

Tudo valeu a pena! Fiquei bastante satisfeito com o resultado final..... ;)
Ao Fernando Meirelles, os meus parabéns! A Saramago, a minha admiração!

Nota-se perfeitamente que estive bastante tempo sem aqui escrever! ;D Perdi a conta às palavras........

Prometo que vou tentar escrever menos, mais mais vezes daqui para a frente! ;)

Até logo!

Estava a ouvir: August Rush Original Soundtrack
Ando a ler: muito pouco..... ou mesmo nada!


Comentários

Vítor Barros disse…
Olá Marcos!
Estiveste hoje na escola que frequento a fazer um discurso sobre como toda a tua experiência literária começou.
Gostei de te ouvir a dizer que apesar de escreveres, não gostas muito de ler, e que uma coisa não implica que a outra seja feita obrigatoriamente.
Sei também, porque disseste que adoras representação, cinema, etc.. Eu também! Eu também gosto muito de representar e de dançar..Falaste num musical, não sei se és tu que o vais escrever ou se vais entrar nele como actor, mas gostava que soubesses, que fiquei encantado com algumas das tuas palavras de coragem e força de vontade em seguir..
Por mim terás todo o sucesso do mundo! Sei que ainda não li o teu livro, mas vou tentar fazê-lo, e quando o fizer, cá virei deixar mais um comentário, com a minha opinião..
Gostava de fazer amizade contigo, talvez..Boa sorte para daqui em diante..
Marcos Bessa disse…
Muito obrigado, Vítor!
É muito bom saber que as minhas palavras não foram ditas em vão! ;)

Espero que gostes do livro! E fico então à espera do teu comentário!

Boa sorte para o teu futuro! E não te esqueças: acredita nos teus sonhos! Eu acredito nos meus e de vez em quando um ou outro realiza-se! O mesmo poderá acontecer contigo! ;)

Grande abraço...
célia disse…
olá marcos
adorei as palavras de disseste na escola e b 2/3 penafiel n 2 eu adorei....
Ainda nao tive oportunidade de ler o teu livro*o outro lado da verdade* mas penso que e bom porque eu consigo entender pelos trailers se e bom ou nao quando lançares o livro*o espelho da alma* eu gostaria muito de o ler .
adorei
palavras para que?