Há coisas curiosas, não há?

Hoje tenho uma pequena história para contar... Nada de mais, não se entusiasmem! =D

Há uns 4 ou 5 anos atrás, lembro-me de estar em casa de um amigo e de ter reparado numa música que estava a passar na TV (MTV, provavelmente).

Fiquei com a música no ouvido durante o resto do dia! Mas depois, como estava de férias e como nessa altura a relação entre a quantidade de informação a entrar a 100 e a sair a 200 na minha cabeça atinge recordes, no dia seguinte já nem me lembrava dela....

Ontem, volvidos esses mesmos 4 ou 5 anos, estava eu a ouvir o novo álbum "The Very Best Of Enya", quando de repente, ao ouvir a 16.ª faixa, uma estranha sensação de "dejá-vù auditivo" me deixou pensativo... Onde já teria eu ouvido aquilo?


Pensei que talvez aquela música fosse apenas um cover da artista de uma outra música qualquer, porque tinha ideia de já a ter ouvido, mas com letra, isto é, alguém cantava algo sobre aquela melodia.
Estava enganado! Na verdade acontecera o contrário!

Comecei por pesquisar pelo título da música no Google: Boadicea do álbum The Celts.

Logo o primeiro resultado:
Enya (album) - Wikipedia, the free encyclopedia - [ Traduzir esta página ]

Mario Winans also sampled "Boadicea" for the melody of the song "I Don't Wanna Know". Producer P. Diddy reportedly personally contacted Enya for permission ...

E assim que li o resumo do artigo percebi logo que aquele título "I Don't Wanna Know" me lembrava alguma coisa... Já a devia ter ouvido também! Talvez fosse daí que conhecia aquela música de Enya, pensei.


Fui ao YouTube e procurei pela música. Logo nos primeiros segundos do primeiro vídeo que escolhi, tive a confirmação que já tinha ouvido aquela música e que era dali então que conhecia a Boadicea.

Mas termina aqui a história?! Não! Porque não foi esta a música que eu ouvi há 4 ou 5 anos atrás!

Voltando ao artigo da Wikipedia, pude ler ainda que:
The Fugees sampled "Boadicea" from this album for their song "Ready or Not" on 1996's The Score. Enya had prepared to sue the group for copyright infringement because they had not asked for permission and did not give her credit. After learning that The Fugees were not gangsta rappers, Enya declined to follow through with the suit, but stickers were then placed on The Score giving Enya credit for her work.

Voltei então ao YouTube e procurei pela "Ready or Not" dos The Fugees...


Surpresa das surpresas quando percebi que Lauryn Hill, a menina-voz de Sister Act 2: Back in the Habit, era a vocalista feminina desse grupo! Eu conhecia os The Fugees de nome! E até pude confirmar depois no YouTube que algumas das suas músicas me eram bastante familiares, mas digamos que nunca tinha associado o que ouvia a um rosto...

Também a "Ready or Not" me era familiar, daí ter surgido a questão afinal qual teria ouvido primeiro? Provavelmente esta, visto que é bem mais antiga que "I Don't Wanna Know".

Mas a pesquisa despoletada por uma única música de Enya que me soara familiar não terminou aqui... Continuando na Wikipedia:
The song was also sampled on the answer-back song "You Should Really Know" by The Pirates featuring Shola Ama, Naila Boss & Ishani which peaked at #8 on the UK Singles Chart.

Então, mais uma para procurar no YouTube...


Finalmente!! Era esta a música que há 4 ou 5 anos atrás eu ouvi em casa daquele meu amigo, num qualquer dia de Agosto, o mês em que todos os anos ia para Lavadores passar férias...

Pode não ter sido esta a música em que ouvi pela primeira vez a Boadicea de Enya, mas foi definitivamente esta de que me lembrei (ainda que insconscientemente) quando estava a ouvir o Best Of desta grande artista.

Como vêem, há coisas curiosas, não há? =P

Até logo!

Comentários