[POEMA] Norte a Sul


Sonho com um mundo sem tempo nem espaço,
Onde voar é natural, onde o céu é parte e não paisagem
Onde o pensamento acalma mais do que me inquieta,
Onde a vontade faz acontecer mais do que desespera.

Sonho em juntar continentes, ainda que os hemisférios os separem,
Saltar montanhas e atravessar desertos, ou nadar oceanos completos.
Sonho... apenas. E já isso não me chega.
Preciso de mais e sem mais já não sei viver.

O que é esta vontade que me dá a volta às entranhas?
O que é este sentimento que me ferve dentro do peito?
O que é esta ânsia de mais e mais... e sempre mais?
Porque nunca me sentirei satisfeito?

Eu sonho. Ainda. Porque "o sonho comanda a vida",
Já diziam outros que também sonhavam como eu...
Chegaram eles onde queriam?
Sentiram eles tudo aquilo que mais do que qualquer coisa precisavam sentir?

Não quero voltar-me 180 graus, porque para trás ficaram pegadas
E não quero pisar o mesmo solo duas vezes.
Não quero voltar-me 360, porque é desta direcção que quero fugir!
Quero girar o meu mundo vezes sem conta... ficar ourado e cair.

O meu peso tenderá para o lugar certo.
É aí, onde o meu corpo se deitar, que devo ficar...
É esse o lugar natural onde pertenço...
E aí devo deixar-me sonhar... de volta ao meu mundo.

E deitado numa nuvem, perguntar-me-ei incessantemente,
Ao olhar o imenso azul que me envolve,
E bebendo a luz daquilo que não é mais somente uma paisagem,
"Porque é que o meu Norte está a Sul?"


Comentários

Ventos Internos disse…
Cheguei aqui por acaso, na busca por um poema com esse título. Muito lindo e inspirador! Parabéns!