"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

Ontem terminei de ler o "Ensaio sobre a cegueira". Demorei duas semanas, exactamente 14 dias (sim, porque duas semanas - contem como quiserem - não têm mais do que 14 dias!). Como ando em altura de exames, não podia ler ao ritmo que desejava, ia lendo quando dava... Porém, quase todos os dias de manhã, o ritual se repetia: o despertador tocava às 9 ou 9h15, mas só me levantava depois das 10h... Levava o livro para a casa de banho e antes de entrar no banho lia sempre, pelo menos, um capítulo. O tempo era pouco, o estudo andava atrasado, mas mesmo assim lá ficava eu a ler até chegar ao fim daquele capítulo para pousar o livro.

Comecei por querer ler este livro quando soube que estava em início de produção a adaptação cinematográfica do mesmo. A curiosidade aumentou, confesso, ao saber que se tratava de uma produção hollywoodesca!

Aqui fica o trailer!



Adorei o livro e estou com vontade de ler mais Saramago (ainda ontem comecei a ler "As intermitências da morte"), no entanto, o seu modo ímpar de escrever não é o que mais me fascina. É a sua fria, mas ao mesmo tempo humana e directa forma de pintar aqueles quadros que tanto perturbam quem está tão habituado à vida que naturalmente leva. "Ensaio sobre a cegueira" não é um livro que se leia procurando desvendar um mistério, ou em que se torça para que um casal apaixonado fique junto no final, ou do qual se pretenda tirar uma conhecimento específico, uma aprendizagem... Não é nada disto, e é tudo isto ao mesmo tempo! Inevitavelmente começamos a buscar nas palavras de Saramago a resposta ao que é de verdade a essência humana, até que ponto seremos capazes de chegar numa situação tão adversa como a que povoa o país (imaginário) de Saramago!

Aconselho!

P.S. Sabem o que disse José Saramago ao realizador Fernando Meirelles depois de terem assistido à estreia do filme? "Estou tão feliz por ter visto este filme, como quando acabei de escrever o livro!"... Só aumentou ainda mais a minha curiosidade! ;)

Até logo...

Comentários

loira incompreendida disse…
Também aguardo este filme com grande expectativa; acho que fiquei ainda mais curiosa depois de ouvir o Saramago dizer que a única personagem que ele sentia não estar bem desenvolvida era o cão.
Os actores são excelentes, o realizador também não é mau... Enfim, dado que sou demasiado preguiçosa para me dedicar ao livro, o filme vai dar uma ajuda

beijinhos
Anonymous disse…
"ensaio sobre a cegueira" simplesmente fenomenal...foi o meu primeiro! e será sempre o que me marcou mais de todos os que já li...agora tens de passar ao "ensaio sobre a lucidez" (este é a continuação!!!) muito bom também!!!
:) agora estou a ler "a jangada de pedra"...ainda vou no inicio, mas já estou a gostar...
"intermitências da morte" é interessante...a questão (para mim)é: porque é a morte é sempre associada à mulher? de certo modo...agrada-m a ideia ;)

um beijinho
virgínia
CaradeAlmofada (comunidade 0937) disse…
fantástico, estou em pré 12º ano e vou ter que ler o memorial do convento, quandod e repente fazem este filme sobre o ensaio sobre a cegueira.
Acho que isto me vai motivar nos meus estudos ;D