sábado, novembro 13, 2010

[BOCA] Bolonhesa de Atum

A vida nova, longe dos cozinhados da mamã, tem-me obrigado a cozinhar diariamente. E eu até que gosto... :)

Hoje não sabia o que preparar para almoçar. Passei a manhã a preparar uns muffins para levar mais logo para casa de um casal amigo onde teremos um convívio/jantar (uma manhã como quem diz, porque na verdade foram praí 2 horas no máximo...). Não é que estivesse farto da cozinha, mas queria fazer algo rápido, também porque já estava a ficar tarde para almoçar.

Abri a porta do armário onde estão as minhas coisas e vi uma lata de salsichas, duas latas de milho cozido, um frasco de cogumelos, duas latas pequenas de polpa de tomate concentrado e uma lata de atum... De repente deu-me uma vontade de comer pizza de atum... Foi então que decidi - como é costume - por-me a inventar!

Foi assim que nasceu esta minha "Bolonhesa de Atum"! :)


Não há-de ser única, e muitas outras versões devem correr aí a internet, mas esta saiu espontaneamente, sem seguir ou consultar qualquer receita... "Go with flow style"! ;)

Se estiverem interessados, aqui fica a receita:


Bolonhesa de Atum

Ingredientes (para uma pessoa):
  • Uma lata de atum (140g)
  • Pimento amarelo q.b.
  • 1 Tomate fresco
  • 1/2 cebola pequena
  • 3 fatias de queijo
  • Um punhado de massa esparguete (quantidade a gosto)
  • azeite, sal e pimenta q.b.

1. Começar por cozer a massa em água, com um pouco de azeite e sal. 

2. Numa certá, saltear a cebola picada grosseiramente, com tiras fininhas de pimento e o tomate cortado aos cubos pequenos. Regar com azeite e temperar a gosto. 

3. Escorrer o atum e juntá-lo aos legumes salteados na certá. Regar com um pouco mais de azeite se o preparado aparentar estar demasiado seco. 

4. Juntar o queijo cortado aos pedaços e mexer. Deixar cozinhar em lume não muito forte, mexendo de vez em quando. 

5. Escorregar o esparguete, colocar no prato e cobrir com o preparado de atum e legumes. Pronto a comer!


Sugestões: se tiver polpa de tomate pode juntar uma colher só para dar alguma cor e apurar o gosto do tomate. Pode também finalizar o prato deitando um pouco de queijo ralado sobre o atum.

Como vêem, receita super simples, rápida e garanto-vos que é saborosa!! ;)

Até logo.

0 comentário(s):

Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.