[NEW LIFE] Day A068 - Só porque me apeteceu escrever...

68 dias passados desde que aterrei em terras Dinamarquesas.

Há alturas em que parece que já cá estou há mais tempo e outras em que paro para pensar e vem aquela típica sensação de que o tempo passa a correr quase sem que dêmos conta.

Ainda não sei por que é que estou a começar este post. Normalmente quando tenho algo para contar, tenho também uma série de fotos para publicar, mas hoje não é o caso. Tenho realmente algumas fotos dos últimos dias (festas, sobretudo!), mas não as tenho no meu pc... Mas ao olhar para o blog reparei que os últimos posts têm-se resumido ao concurso de Natal e não queria que assim fosse. O problema é que não tenho tido muito tempo para parar e escrever simplesmente sobre algo de que goste...

Hoje estou a fazê-lo: a parar para escrever, e na verdade nem tenho assim tanto tempo para o fazer. Tenho vindo a adiar uma tarefa que já descobri ser a mais penosa para mim: passar camisas a ferro! Tenho umas 3 ou 4 penduradas na porta do quarto há mais de uma semana. Mas hoje tenho de as passar!!

Esta semana foi fraca em trabalho. Estivemos em mudanças. A empresa tem estado a remodelar todo o edifício onde eu trabalho - PMD - e finalmente chegou a vez da minha equipa mudar-se para o nosso novo espaço. Estamos no mesmo edifício, na mesma "sala", mas numa zona diferente. Quarta-feira dia para empacotar as nossas coisas, ontem dia de mudanças (feitas pelos trabalhadores responsáveis pela remodelação, pelo que nem sequer pude ir trabalhar) e hoje dia de "desempacotar". Por isso, foi uma semana pouco rentável em termos de trabalho.

Ontem, apesar de não ter secretária para trabalhar, cheguei ao PMD por volta das 8h30, como de costume, para me encontrar com o Luis (o meu "pai" na minha equipa! :) Só porque é o outro latino e porque tem idade para ser meu pai... xD). Ele está de mudanças aqui em Billund então pediu a minha ajuda. O meu verdadeiro pai - o que está em Portugal - ficaria orgulhoso de mim se me visse a aplicar todos os conhecimentos que (talvez) inconscientemente ele me ensinou e eu fui aprendendo no que diz respeito a carregar mobília e acomodar coisas numa camioneta.... xD O Luís estava sempre a dizer: "Oh Marcos, you're so smart!"

Por volta do meio-dia voltei para Gravhojen - onde vivo - mas pelo caminho fiz um desvio à Staff Shop (loja de produtos LEGO exclusiva para funcionários) onde comprai mais uns presentinhos que ainda estavam a faltar (não sei onde vou levar a roupa para as férias em Portugal! xD Vitor, emprestas-me as tuas?!). Tomei um banho, almocei e quando dei por ela já estava na hora de voltar à Idea House - mesmo ao lado do PMD - para apanhar um autocarro especial para funcionários estrangeiros da LEGO - membros do Expatriate Club - que nos ia levar até Engelsholm, o castelo onde vivi duas semanas. Tivemos uma noite de Natal tradicional dinamarquesa, com direito a tudo o que dela faz parte: um serviço numa igreja muito bonita, com cânticos bem conhecidos de Natal, uma caminhada pelo bosque desde a igreja até ao castelo, com tochas e lamparinas a iluminar os nossos passos numa noite cheia de estrelas - o tempo estava bastante agradável! -, vinho quente com amêndoas - outra tradição daqui - para aquecermos depois da caminhada, um jantar delicioso, sobremesa típica da ocasião: pudim de arroz com molho de cereja quente, danças à volta da árvore de Natal enquanto entoávamos mais cânticos de Natal, um concerto intimista, café com bombons típicos feitos pelos alunos das aulas de dinamarquês e claro está: prendas! :) Cada um de nós levou um presente para fazermos uma troca...

O Sid - o indiano que também vive aqui em Gravhojen - comprou umas luvas na internet que têm um cabo USB para ligar ao PC e aquecem as mãos! Assim que soube o que era o presente dele, disse para quem quisesse ouvir que aquilo seria meu! xD Fixei o embrulho e no momento de ir à árvore pegar num presente... Záaasss! =D

Foi uma noite muito agradável! E sabem que mais? Estava eu a conversar com a Mel e uma outra rapariga que tinha acabado de conhecer - a Elsa - e quando ela diz que é do Luxemburgo, digo eu em jeito de curiosidade: "há muitos portugueses a viver lá... Conheces algum?"... E ela levanta o braço. A princípio não percebi... "Espera lá, és portuguesa?! Posso falar português contigo?" Ela ria-se enquanto acenava com a cabeça que sim... Foi engraçado! E mais ainda quando ela acrescentou: "Bem que alguém me disse que havia aqui um português que ia ficar todo contente quando soubesse que não era o único..." LOL A verdade é que conversámos a maior parte do tempo em inglês! Ela nasceu em Luxemburgo, mas os pais dela são de Braga. Fala bem português - e com sotaque bracarense!! lol - mas está mais à vontade com o inglês. E também para não excluir ninguém da conversa, lá continuámos em inglês. A verdade é que agora sempre que tento falar português soa-me tão estranho... parece que estou a falar estrangeiro! =/

Já falta pouco mais de uma semana para abraçar os meus pais. Nunca senti tanto a falta de um abraço. Aqui as pessoas são frias nesse aspecto... não há contacto. E a minha amiga Maria Sofia sabe como eu preciso de contacto com as pessoas, não é? :)

Bem... agora vou ver se preparo o jantar e passo a ferro as tais camisas que ali estão há mais de uma semena....... Fiquem bem! ;)

Até logo.

Comentários

M3Cc0 disse…
Cá te esperamos melro!
Marcos Bessa disse…
;) E como eu anseio por vos voltar a ver!!
Vitor Bessa disse…
Eu empresto-te as roupas, se as conseguires vestir! xD

Vá, não te vão faltar abraços aqui, não duvides! =)
hsantos disse…
Daqui a nada a malta reencontra-se! Até já
Unknown disse…
Mas não deixaste roupa em PT? Eu deixei, assim não tenho necessidade de levar mala com roupa. ;)
Quando viajas? Mais um pouco e ainda apanhamos o mesmo avião. LOL
Eu vou a 20 e volto a 28.

Bom Natal!
Marcos Bessa disse…
Vou no dia 23! O último dia de trabalho é a 22! :)

E volto no dia 2 de Janeiro.

Sim, tenho algumas roupas em PT, mas deixei sobretudo as que não gostava.... xD

Bom Natal pra ti tb! ;)
Jorel disse…
O Natal na Dinamarca deve ser bem engraçado! Mas nada como o lar não é? :)
Um abraço e boas festas!

Jorel
MorbidDestiny disse…
ahah..maravilha...essas luvas parecem mesmo upa upa :p
e já tás a apanhar bastantes tugas aí..é sempre giro :D
continuação ;)