[NEW LIFE] Day A176 - De visita a Portugal...

A semana que terminou ontem, caiu-me que nem uma luva, soube-me que nem um gelado na tarde mais quente de verão, foi tão doce e quente como uma caneca de chocolate quente numa noite chuvosa... enfim, podia continuar infinitamente com expressões que podiam expressar um bocadinho do que foram estes dias em Portugal, mas não vale a pena continuar quando sei que não há palavras para o descrever.

Começo a consciencializar-me que a minha vida daqui em diante muito provavelmente será isto - aquilo que recomeço a viver hoje - com bocadinhos daquilo que foram os meus primeiros 21 anos de vida.

Hoje, com 22 anos, sei - agora sei! - que vou ver os meus pais de vez em quando, talvez de três em três meses... Agora sei que provavelmente vou comprar um carro por aqui, depois que tiver a minha casa, porque essa sim será a prioridade. Hoje sei que a minha vida agora é aqui. E estranhamente - e digo "estranhamente" porque uma parte de mim luta contra esta habituação, contra esta adaptação natural que tenho vindo a experienciar neste meio ano duma nova vida - sinto-me em casa. Agora que estou aqui, na minha cozinha - ainda que não seja minha -, a escrever em cima da toalha que era da italiana, a sentir o aroma delicioso a maçã e canela do bolo que amanhã os meus colegas vão comer por eu ter ficado um ano mais velho... sinto-me em casa.

Não deixei de ter saudades de todos aqueles que amo e que mais uma vez deixei para trás ontem, simplesmente começo-me a habituar a este sentimento que não deixará de andar comigo daqui em diante. Não dizem que não há sentimento mais Português que a saudade? A nostalgia inerente ao sentimento de perda de algo... eu sei que perdi algumas coisas e que vou perder muitas mais. São assim as escolhas da vida!

Mas felizmente hoje, ao contrário de alguns anos atrás em que era muito mais difícil viajar, posso visitar a "casa dos meus pais", o meu irmão, os meus tios, os meus primos, os meus amigos... E com estes "bocadinhos" que vou passando lá, no outro canto da Europa, vou sobrevivendo aqui, do lado mais frio...

A semana que passou foi realmente uma lufada de ar fresco - ora aqui fica mais uma expressão -, não que eu precise de desanuviar do trabalho - que esse até agora não me tem custado nada! -. mas precisava de respirar o ar de lá... Precisava de não ter de fazer nada, de não ter de tratar de arrumar a casa, fazer as minhas refeições, preocupar-me em ir ao supermercado...

Acho que é justo dizer que precisava de férias, essa é que é essa! =D Isto de viver sozinho dá trabalho... Como dizem os meus avós, tenho de arranjar uma moça para me tratar da casa!!

A semana teve de ser aproveitada ao máximo, que é como quem diz: tive uma agenda preenchida! E praticamente tudo ia já planeado daqui...

No sábado, assim que cheguei a Portugal, tinha os meus pais, o meu irmão, o meu padrinho e a família dele, incluindo a minha futura afilhada que ainda nada em águas maternas e o meu avô materno à minha espera. No mesmo momento em que saí da zona de levantamento de bagagem, também a Marisa - minha mãe de outros tempos - e o Ricardo, um casal amigo da 0937, chegaram ao pé de nós. Estivemos todos ainda um bom bocado com a conversa do costume: "estás mais magro!", "como é que estás?", "como é o trabalho?", "novidades?"... 

Como estava já combinado, fiquei com meu carro no Porto e a minha família voltou para casa. Fui com os meus amigos até ao NorteShopping comer qualquer coisa enquanto matávamos um bocado as saudades e púnhamos a conversa em dia. A caminho estavam também o Alex e a Lara, outro casal amigo de Lisboa, também da 0937. Encontraram-se connosco pouco depois de termos chegado ao shopping.

Estava com tantas saudades de conduzir... mesmo! Só agora me apercebo do gosto que tenho em conduzir, da incrível sensação de poder deslocar-me tão facilmente, em tão pouco tempo... e andar na autoestrada tem o seu "quê" de adrenalina, embora eu até seja controlado (acho eu, porque já o meu pai disse-me logo nas prímeiras vezes que andou comigo que eu tinha o pé pesado! =D).

Depois de comer um cheeseburguer no McDonalds - também tinha montes de saudades! lol vou poucas vezes a Vejle, onde tenho o McDonalds mais próximo - e um "fruit & iogurt", o meu artigo Europoupança favorito, despedi-me da Marisa e do Ricardo e segui com os outros dois para o Campus São João, onde nos íamos encontrar com mais alguns amigos da 0937.

Jantámos por lá e depois de ter levado o casal de Lisboa a fazer check-in na pensão onde iam ficar, fomos para casa do Reizinho passar um bom bocado: com direito a sangria e a pipocas doces (outra das coisas de que mais sentia falta!).

Antes de ir finalmente para casa, ainda levei o Alex e a Lara até à pensão e deixei a Filipa em Matosinhos, numa discoteca qualquer... Estava demasiado cansado para a acompanhar, apesar de ter o meu nome da guest list do Miguel Peixoto! (obrigado Luísa, mas sei que o fizeste porque sabias que não ia! xD)

O domingo foi um dia inteiramente dedicado à família: comecei por visitar de manhã os meus avós paternos: foi "bom" ouvir a minha avó queixar-se da saúde - como faz sempre - e o meu avô a queixar-se dela, ao mesmo tempo que dizia que era uma boneca... :) Almocei em casa, com os meus padrinhos e respectivas famílias, ou seja, da família do lado da minha mãe, só estavam a faltar os meus avós que tinham ido num passeio a Fátima.

À noite, como também já estava nos planos para esta visita, fui jantar fora com a minha tia Zinha, o meu tio Victor e o meu primo Miguel. Enquanto jantávamos, o meu primo sofria com o jogo do Porto... xD Há coisas que nunca vão mudar! :)

Depois ainda fui tomar café com alguns amigos, incluindo o Elias que fazia anos nesse dia.

A segunda-feira foi o grande dia: o da mudança! Cortei o cabelo e fiz a minha primeira tatuagem! Posso dizer que terá sido provavelmente um dos melhores dias! E neste momento, está uma certa pessoa toda orgulhosa a pensar que foi também por a ter conhecido pessoalmente... se calhar! xD


Fiz então a minha primeira tatuagem, na Spider Tattoos, na Boavista, no Porto. Foi lá também que encontrei a Filipa novamente - não por acidente, afinal de contas ela é que marcou uma sessão para ela para imediatamente antes da minha! xD -, ela queria ver-me chorar como um bebé! Mas como já escrevi aqui, não custou nada! ;)

Demorou cerca de uma hora, menos do que contava. Por isso, eu e a minha prima Sara que fez a marcação comigo e que me acompanhou ficámos livres mais cedo do que esperávamos. Fomos para casa do meu irmão no Porto, onde ele está a viver agora que está na faculdade e ficámos por lá um pouco até chegar a hora de irmos jantar. Lá juntou-se a nós a minha prima Fábia, a irmã da Sara. O meu irmão teve tempo de arrumar as roupas que lhe levava lavadas e passadas a ferro pela minha mãe e depois seguimos os quatro para Matosinhos, onde nos íamos encontrar com o Tó e a Patrícia para jantar no Terra: um dos melhores restaurantes de sushi do Porto!!

Deliciei-me e já me está a crescer água na boca só de pensar no sushi... Sim, eu sei... estou viciado! E depois? Há vícios bem piores... =P

Tive oportunidade também de conhecer finalmente - em pessoa - a Patrícia, uma amiga da minha prima Sara. Há já alguns meses que temos mantido contacto pela Internet, aquelas amizades de facebook... Mas foi bom ouvir a voz e ver a 360º o rosto por trás das fotos e dos comentários... Agradavelmente surpreendido! :)

Dali fomo-nos embora, afinal de contas todos eles tinham de trabalhar - à excepção do meu irmão que tinha aulas - no dia seguinte. Eu era o mandrião do grupo! lol Aliás, este foi mesmo o problema da semana: o facto de apenas eu estar de férias...

A terça foi tirada para os tempos de escola... Mas primeiro fui almoçar a casa dos meus avós maternos, onde tinha à minha espera um delicioso bacalhau com natas... Totalmente sem contar! Adorei a surpresa da minha avó que já me tinha prometido arroz de pato para quinta-feira! xD De tarde visitei a minha antiga escola secundária, onde estudei desde o 7º ao 12º ano. Reencontrei uma série de professores e funcionários a quem deixei saudades e que têm todo o meu apreço, respeito e gratidão. Ao fim do dia fui para o Porto, visitar a Oficina de Música, grupo do qual fazia parte na Faculdade. Participei no ensaio, como nos "bons, velhos tempos" e ainda tive direito a escolher uma música do reportório que eu conhecia para ensaiarmos. :)


Depois do ensaio, encontrei-me com algum pessoal do meu ano, aqueles mais chegados, e alguns membros da minha família de praxe e fomos jantar ali perto. Depois do jantar fomos até ao Tuareg, em Matosinhos, para conviver mais um pouco... apesar do imenso trabalho que eles tinham para aquela semana. Obrigado pessoal! ;)



Foi bom ouvir novamente piadas e conversas geeks... como só com eles eu tinha! xD

Na quarta-feira fui almoçar com os meus pais e depois fui ao cinema de tarde com o meu primo Miguel. Vimos o "I Am Number Four"... Grandes efeitos especiais! E gostei do filme. Lembra-me uma história que comecei a escrever há uns anos atrás... LOL

Ahhh.... e comi pipocas doces, claro! Tinha de aproveitar enquanto podia.....

Ao fim da tarde, voltei ao Porto para fazer umas compras ao NorteShopping e encontrar-me com mais dois amigos vindos do norte do país. Jantei com eles e conversamos sobre LEGO... Para não variar, ou não fossem eles também membros da Comunidade 0937! =D

Dali fui ter com os meus amigos dos tempos de faculdade para repetirmos a saída da noite anterior, mas acabámos enfiados no Chocolate, um bar em Matosinhos que nunca tinha visitado... Mas a verdade é que não nos vai deixar grandes saudades! lol... Que seca, Roulotes! Nunca mais te deixámos escolher os sítios para onde ir! :)


A quinta-feira começou bem com o arroz de pato já prometido no início da semana pela minha avó: um dos meus pratos favoritos... Estava delicioso! Ela é mesmo boa cozinheira... ou então as saudades daquelas comidas apuraram por si só o sabor dos pratos! =P

Voltei à Escola Secundária de Vilela, desta vez com o João, um grande amigo meu, para visitar a única professora que não tinha tido oportunidade de ver na primeira visita. Acabámos por rever outros professores - alguns que nem nos deram aulas, mas que ficaram na memória - e funcionários... Passámos lá grande parte da tarde, à conversa com a Toriz, a professora louca de Biologia... como foi bom ouvir as gargalhadas dela outra vez! =D Convidei-a para o meu jantar naquela noite, o jantar de aniversário com os amigos... Ia ser feito na véspera do meu dia de aniversário, mas tinha de ser, porque a noite mesmo seria passada em família: seria também a noite da despedida.

Assim, naquela noite, reuni-me com cerca de 20 amigos da escola e dos escuteiros, para passar um bom serão. Jantámos no Penta em Paços de Ferreira, como já é habitual nestas ocasiões e depois fomos tomar um café ali ao pé, no Zuzarte. Recebi o chapéu da farda oficial do CNE dos meus amigos caminheiros... foi um momento emocionante para mim. Não estava a contar receber aquele chapéu. No meu agrupamento foi adoptado apenas muito recentemente como uma peça oficial do nosso fardamento e como não estou mais activo - nem me imagino a voltar a estar tão cedo - já não esperava vir a tê-lo! Eu e os meus amigos sempre fizemos força para o tornarmos uma peça oficial no nosso agrupamento, porque sempre gostámos muito daquele chapéu que também Baden-Powell usou... E agora também eu tenho o meu! Obrigado, Caminheiros! ;)

Um obrigado especial à minha Madrinha de Caminheiro, que apesar das circunstâncias deu-me o prazer e o gosto da sua presença. Gostei muito de te rever!

E com isto a semana estava a chegar ao fim... Restava apenas o dia do meu aniversário, aquele que devia ser o melhor de todos... Mas que também teria de ser o dia de fazer a mala e de me despedir de todos os que amo... Poderia realmente aquele dia tão contraditório ser um bom dia? O melhor? Não. Não foi o melhor. Mas a semana valeu por tudo! :)

Ainda assim, foi um bom dia: fui jantar com os meus pais e o meu irmão à D'Sandes em Paços de Ferreira, um espaço já habitual nas visitas a Portugal, quer pelas sandes deliciosas que lá se comem, quer pela proprietária - amiga da família há já vários anos - que tenho sempre o maior gosto em visitar.

Depois do jantar, voltámos para casa onde recebi grande parte da minha família: avós, padrinhos, tios, primos... Comemos coisas boas e jogámos SingStar... A Fábia não conseguiu ganhar nenhuma vez, mas ainda assim não desistiu... Obrigado prima por não me teres trocado pela novela (ahaha... na verdade eu sei que só não o fizeste porque a novela já tinha acabado!). Mas os vencedores da noite, claro está, foram os "irmãos mais velhos": eu e a Sara! =D

Antes das despedidas, ainda tive uma surpresa feita pela Filipa que arrastou a "afilhada" até "Bilela" para me trazer duas T-shirts que me comprou da Rua Sésamo. Toda a gente sabe que eu adoro T-shirts com bonecos (Family Guy, Popey, Tom and Jerry, são apenas algumas das que já me viram usar na rua...). Ela viu uma que adorou e não resistiu a comprar-ma. E a essa juntou uma outra que eu tinha visto numa loja na quarta-feira anterior mas que não tinha encontrado no meu tamanho. Obrigado, Filipa! ;)

Tive algumas prendinhas, nada de LEGO para agrado dos meus colegas da 0937 que não aguentariam ver-me receber mais LEGO... lol Mas ainda que não as tivesse recebido, a semana não teria valido menos por isso! MESMO!

E a hora difícil chegou...

"Queria que terminasses os estudos... Queria que fosses engenheiro e que trabalhasses naquilo que estavas a estudar... aqui! Na verdade, eu só queria que estivesses aqui!", disse-me o meu avô paterno no meio de um abraço apertado. Custou-me tanto sorrir e dizer-lhe que estaria de volta no Verão... "Só" no Verão...

Já a minha avó paterna, que normalmente é a mais emocional e dramática - também já com os seus 84 anos... - deu-me um simples "Até logo... Não te vou dizer Adeus, que é para te voltar a ver!", com um sorriso caloroso.

Depois o silêncio. Casa vazia outra vez. Mala fechada. Duas horas para dormir.

Às 6h da manhã estava o avião a levantar em direcção a Frankfurt. No aeroporto deixei os meus pais, levando comigo os seus abraços ainda moldados nas minhas roupas.

Foi uma semana curta. Durou o mesmo que duram todas as semanas... Mas agora, depois de toda esta retrospectiva... soube a pouco!

Até logo.

Comentários

Patrícia Duarte disse…
Hummmmm....
Agradavelmente surpreendida;)
Unknown disse…
Boas férias... mas acho que agora necessitas de férias para descansar das férias, pelo menos é o que me acontece sempre que vou a LX. ;)

Uffa, é bom saber que não sou a única "maluca" que gosta de pipocas doces. ;D

Se um dia vieres a Herning e estiveres numa de Sushi, posso informar que o restaurante China House tem. Pessoalmente, ainda não experimentei, mas duvido que goste (pois não gosto de vinagre).

E a titulo informativo, vai realizar-se a Klodsfest em Vejle de 8 a 10 de Abril (a exposição estará aberta ao público no Domingo entre as 10 e as 17H e a entrada custa a módica quantia de 20 kr.)

Sandra
Marcos Bessa disse…
Essa exposição é grande? Vale a pena visitar? Talvez dê uma vista de olhos.... afinal é aqui tão pertinho! :)

Tu vais estar por lá, Sandra?
Unknown disse…
Grande ou grande... depende do que entendes por grande. ;)
Não será tão grande como a LEGO WORLD nem Skærbæk, mas será um pouco maior que as pequenas exposições que normalmente se fazem em centros comerciais. Ou seja, se não tiveres nada mais interessante para fazer, uma visita à exposição não será perda de tempo - e é perto do McD, LOL.
Eu vou estar por lá sim, este ano participo com alguns MOCs. :)

Poster com morada do evento.
http://www.byggepladen.dk/images/klodsfest2011.png
E fotos do evento de 2009.
http://mocshow.com/thumbnails.php?album=217

Sandra
Unknown disse…
PS - 2 de Abril abre a LEGOLAND, já tenho os bilhetes! :D
Marcos Bessa disse…
Vou ver se dou lá um salto! ;)

E claro que já comprei o meu Season Pass.... Dia 2, se não estiver a chover, estou lá batidinho.... ;)
speeddragon disse…
Estou a ver um documentário sobre a Lego na National Geographic. É a única forma de "ver" o que estas a ver por ai.

Sou fã da LEGO, mas infelizmente nunca mais voltei a pegar nos meus technic desde que comecei a programar (sim sou da feup!), pois a programação para mim passou a ser os meus "legos".