terça-feira, maio 03, 2011

Port Royal - o meu primeiro trabalho enquanto LEGO Designer

E afinal não demorou assim tanto tempo...

Hoje é um dia especial para mim! Pela primeira vez tenho algo em que pus as mãos a ver a luz do dia! Bem... mais ou menos! =D

Comecei a trabalhar na LEGO, como designer, em Outubro do ano passado. Quando lá cheguei pela primeira vez, já era sabido pela comunidade AFOL que a empresa estava a preparar uma nova linha inspirada nos filmes de Piratas das Caraíbas. Infelizmente - para mim que sou grande fã de Jack Sparrow e companhia - os sets já estavam todos terminados quando comecei. No entanto, uma das minhas primeiras tarefas foi construir um modelo alternativo com as peças de dois dos sets: 4193 The London Escape4194 Whitecap Bay. Recebi apenas como sugestão que seria interessante se conseguisse daquelas peças fazer algo relacionado com Port Royal, o porto onde Jack Sparrow "desembarca" no principio do primeiro filme.


Assim, encarando aquilo mais como um exercício de iniciação do que propriamente uma tarefa de "trabalho" propriamente dita - de onde poderia efectivamente sair algo oficial, digamos -, lá acabei por dar conta do desafio e construí o Port Royal, numa reinterpretação minha, obviamente, tendo em conta a limitação das peças que tinha ao meu dispor. Tentei colocar-lhe elementos que proporcionassem jogabilidade, ao mesmo tempo que procurei reproduzir algumas das características mais emblemáticas do cenário em questão.

Basicamente foi como construir um MOC a partir exclusivamente das peças de dois sets e sem poder utilizar técnicas ilegais!

Tive esta minha criação a dançar de um canto para o outro, sempre à volta da minha secretária, durante meses... sem nunca saber se realmente iria ser usada para alguma coisa! Finalmente chegou o momento em que a usaram!!

No interior dos sets de Piratas das Caraíbas podem encontrar uma carta coleccionável com um código único que dá acesso a conteúdos exclusivos na página de Piratas das Caraíbas no site da LEGO. Dois desses conteúdos - os que estão associados às cartas dos sets que já mencionei - dizem respeito justamente à minha criação. Tratam-se de dois vídeos: um com as instruções para criar este modelo alternativo a partir das peças conseguidas com a compra dos dois sets e o outro é uma apresentação do Port Royal, com demonstração em detalhe das características da construção. A apresentação da minha criação foi feita por um amigo meu, Luís Castañeda, designer da minha equipa.

Há uma razão para não ser eu a aparecer no vídeo... eu recusei o contive!! LOL Mais ou menos... :)

Falaram-me em gravar um vídeo há uns tempos atrás, em que teria de falar sobre a criação dos sets da linha e também falar sobre o Port Royal. Como eu não tinha trabalhado efectivamente na criação dos sets propriamente ditos, achei que fazia mais sentido ser um dos meus colegas a gravar o vídeo. E disse isso mesmo a quem me fez o convite. Foi então que o Luís assumiu esse papel... Qual não foi o meu espanto quando vi o vídeo e percebi que afinal acabaram por filmá-lo apenas sobre o Port Royal, a minha criação... =P No big deal... Afinal de contas o Luís é mais charmoso que eu! Ahahah

Ainda não existem fotos ou reproduções do vídeo na Internet, tudo isto é bastante recente e ainda está a ser descoberto pelos fãs, mas assim que mais novidades apareçam, eu dar-vo-las-ei (isto existe?!?) a conhecer! ;)

Como devem ter percebido, este conteúdo é mesmo muito exclusivo e deveria estar acessível apenas a quem comprou os sets... Tanto que nem eu próprio tenho acesso aos vídeos!! =D

Mas não tardará a estar acessível a todos... os fãs são inteligentes e nada egoístas... :)

Até logo.

P.S. Os meus primeiros sets a saírem para o mercado, isto é, a chegarem às prateleiras do mundo inteiro, serão lançados apenas em Janeiro de 2012 e não terão nada a ver com Piratas das Caraíbas! Já faltou mais! ;)

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Ganda Marcos!!!

Stonir disse...

Marcos, sinto inveja de você.

Este blogue pertence a Marcos Bessa, eu próprio, e tudo o que aqui escrevo diz respeito apenas e só à minha opinião pessoal ou visão dos mais variados assuntos do quotidiano e não pode ser jamais confundido com a opinião, ideologia ou ponto de vista de qualquer outra entidade que possa estar ligada a mim, como seja a empresa que me emprega neste momento: LEGO System A/S.
Todo o conteúdo original deste blog não pode ser copiado, seja integral ou parcialmente, sem a devida referência à sua origem e um link para a mesma.
Todos os comentários publicados são da total responsabilidade dos seus autores.
Este blogue não tem qualquer apoio ou ligação com qualquer empresa aqui mencionada.