[NEW LIFE] Day A002 - Bebendo cultura dinamarquesa

Hoje não há fotos! Não é que não haja nada para mostrar - muito pelo contrário!! - mas nada do que eu gostaria de vos mostrar pode ser publicado aqui.............

Ontem, sabe-se lá porquê, pus o meu despertador para as 6h50, quando o devia ter posto para as 5h50! Às 7h05, como disse ontem, o pequeno-almoço seria servido para mim e para o Sam e depois tínhamos de andar de bicicleta quase um quilómetro e meio até à paragem de autocarro. 

Quando acordei achei que estava com tempo para tudo... Levantei-me, coloquei a roupa pronta para vestir em cima da cama, tirei o pijama, vesti o robe, peguei no champô e no gel de banho e saí do quarto. Quando estava a trancar a minha porta, o Sam também estava a sair do quarto dele e eu muito espantado por o ver já pronto, disse: "Already ready!?". Ele apenas respondeu que acordou cedo, portanto nem sequer naquele momento me alarmei minimamente. Fui até à casa de banho, esvaziar o depósito, e aí apercebi-me que me tinha esquecido da toalha. Voltei ao quarto e por acaso peguei no telemóvel para confirmar as horas: 7h08! 

Aí caiu a fixa! Àquela hora já devia estar a tomar o pequeno-almoço no edifício ao lado e nem sequer o banho tinha tomado! Então, com a primeira metida, acelerei o mais que pude e lavei a cara, vesti-me e penteei o cabelo, peguei no meu saco e porta fora! O Sam deve ter ficado admirado por eu ter conseguido ser tão rápido a tomar o "quick shower!" que eu lhe disse que ia tomar quando estava a sair descontraidamente do meu quarto.

Quando cheguei ao refeitório, ele já tinha tomado o seu copo de leite e estava à minha espera. Peguei num copo e sem saber bem o que tomar, deitei um bocado de iogurte líquido natural. O sabor era tão ácido que tinha de lhe juntar algo... dei uma olhadela à mesa e vi num canto umas taças com o que me parecia geleia de frutas. Juntei um bocado de geleia de morango e mexi o iogurte. Bebi-o e antes de sair ainda peguei numa gaipa de uvas brancas de uma taça. Quando estávamos a preparar-nos para pegar nas bicicletas, um funcionário passou por nós e pedi-lhe ajuda, porque precisava de baixar o assento da minha bicicleta: mal conseguia chegar aos pedais! xD

Fomos até à oficina, a caminho da saída do complexo onde estávamos, e tratámos da bicicleta. Ainda não eram 7h30 quando arrancámos nas bicicletas dali para fora, por isso podem imaginar a rapidez com que tive de andar a fazer tudo isto!

Eu fartei-me de comentar com toda a gente que na Dinamarca quase todas as pessoas andam de bicicleta e que as ruas são todas tão planas que não custaria nada.... Azar dos azares, os caminhos por onde temos de andar até chegar à rua principal - essa sim, plana! - são ligeiramente inclinados: a subir, na ida, para ser mais específico! Por isso, a meio do caminho já estava a arfar! Já não me lembrava do que era fazer exercício físico! Até fiquei um bocado enjoado, por ter feito tanto esforço logo depois de ter comido...

Mas lá chegámos à paragem do autocarro, depois de 1400 metros de pedaladas quase sempre a subir... Ainda não eram 7h35 quando lá chegamos! Ficámos à espera do autocarro 244 que nos levaria até ao centro de Billund, mesmo em frente ao PMD, mas não foi preciso esperar até às 8h03; pouco depois de chegarmos à paragem, um colega do departamento do Sam parou à nossa frente e ofereceu-nos boleia! :D


Quando cheguei ao meu local de trabalho, às 8h em ponto, comecei por preencher um formulário que a Jytte me tinha dado no dia anterior mas que acabara esquecido na mala do Sam, tendo ele só mo devolvido nesta manhã. Preenchi o que sabia e depois fui lá entregar-lho. Voltei para o meu local de trabalho e terminei a tarefa que me tinha sido entregue ontem (aquela que envolvia receber mais sets! :D). Hoje, terminada a tarefa, podia trazer para casa um 7199 The Templo Of Doom (imagem de cima) do Indiana Jones e um 7946 King's Castle (imagem do lado) da nova linha Kingdoms! Deixei-os na minha secretária porque não tenho muito espaço aqui no quarto. Quando me mudar novamente levo tudo embora! :D

Entretanto chegou a hora de almoço. Fui à cantina, mesmo ao lado da minha sala de trabalho e comi um bocado de carne assada com batatas cozidas e alguma salada. Depois voltei para o meu espaço e o Bjarke veio ter comigo para me levar a conhecer uma nova zona do PMD: o armazém onde eu tenho acesso a TODAS as peças................. Não posso comentar mais! =S Mas escusado seria dizer que fiquei mais uma vez com o queixo no chão... Como eu queria assim uma legoficina!!

A meio da tarde, terminada aquela visita por caminhos paradisíacos do PMD, voltei à minha secretária e tive total liberdade para construir o que me apetecesse. Como o meu "boss" não estava presente e o meu computador não estava a funcionar, não tinha ainda nenhuma tarefa específica designada para mim. Criei então uma daquelas caixas com compartimentos para colocar canetas, lápis, tesoura, etc... Coloquei-lhe o meu nome em SNOT e tudo! xD A ver se amanhã o Bjarke me deixa tirar uma foto...

Finalmente, por volta das 3h, tinha eu já terminado a minha "coisa" para as canetas - o técnico da informática também apareceu entretanto para resolver o problema do meu computador - o Bjarke levou-me até ao Andy e assim recebi a minha primeira tarefa de verdade, num projecto LEGO! :)

Só saí do trabalho quando já passava das 16h15 e apenas porque precisava de ir ao supermercado comprar detergente para lavar a minha roupa. O autocarro de regresso passava à frente da empresa às 16h44. Fui ao supermercado, voltei para trás e fui directo para a paragem. O Sam foi ter comigo à paragem entretanto e quando entrámos no autocarro - eu entrei primeiro - pedi um passe com 10 viagens para Vejle (o "fim da linha"), mas na verdade devia ter pedido apenas para Ny Norup, que era a minha paragem, tendo acabado por pagar 337 DKK (aprox. 45€). Quando nos sentamos vi no passe do Sam que ele só tinha pago 177 DKK (aprox. 24€). Fui ter com o motorista e expliquei-lhe que me tinha enganado e ele tirou um novo passe para mim e devolveu-me a diferença! :)

Quando chegámos ao nosso destino, lá estavam as nossas bicicletas amarradas ao poste com o sinal da paragem de autocarro. Pegámos nelas e seguimos viagem - o Sam com mais custo do que eu, porque trazia uma grande caixa de LEGO com ele... Como era a descer, não me custou nada!! Quase nem dei aos pedais.... :) (nem quero pensar no que vai ser outra vez amanhã de manhã! LOL)

Assim que chegamos ao castelo, por volta das 17h15, fui directo ao refeitório, enquanto o Sam foi deixar a caixa de LEGO no seu quarto. Às 17h30 o jantar foi servido, porque esta noite havia um concerto de música na sala ao lado do refeitório. Depois de jantármos (hoje o menú só incluía peixe: pasta de atum, filetes de pescada panados, salmão fumado, wraps de pescada e outras coisas manhosas...), voltámos cada um para o seu quarto, tendo ficado combinado voltarmos ao castelo às 19h15, para o concerto que começava um quarto de hora depois.

Eu comecei este post a dizer que hoje não tinha fotos e de facto não tinha, mas entretanto, entre o momento em que escrevi a primeira parte do post - antes do concerto - e agora, já tenho algumas fotos para vos mostrar:


Na foto de cima, podem ver o Castelo de Engelsholm, o local onde eu estou a viver agora. O meu quarto não fica neste edifício principal, mas sim num outro à esquerda, antes de atravessar a ponte. No edifício da foto é onde eu janto e tomo o pequeno-almoço e foi também onde hoje assisti a um concerto acústico de um músico/compositor que estudou nesta escola de artes há alguns anos.



Aqui, podem ver a banda momentos antes de começarem a actuar. O vocalista - sentado ao piano - falou um pouco entre cada música e as pessoas riam-se, mas nem eu nem o Sam percebemos o que quer que seja.... ele só falava em dinamarquês! XP Mas felizmente as músicas eram todas cantadas em inglês!

Gostei tanto, que no final foi falar com eles e comprei-lhes um EP com 5 músicas! :) Em meados deste mês, irão entrar novamente em estúdio para gravar mais coisas... Podem visitar o site pessoal do Kristoffer e até fazer download das mesmas cinco músicas que eu comprei aqui.

E pronto, terminado o concerto e os minutinhos de socialização com a banda, estou de volta ao meu quarto, a terminar finalmente este post com a minha mãe no MSN a perguntar-me "então Marcos sai ou não sai?"... xD

Saiu!

Um beijo também para ti, mãe! :)

Até logo.

Comentários

Anónimo disse…
"Como eu queria assim uma legoficina!!"

Então pá? Tu agora tens "A" Legoficina ;)

Abrs

Nuno
Armanda Dias disse…
Marcos, adorei o castelo! :D Quando o João for engenheiro vou pedir-lhe para fazer um castelo para mim também! :)

beijinhos e boa sorte*