Marcos, o meu nome é Marcos!

Desde que me conheço que gosto do meu nome. Nunca tive outro e o remédio era mesmo habituar-me a ele se não fosse este o caso. Na verdade tenho um segundo nome próprio: André, do qual também gosto, mas que nunca pegou... Nunca me trataram por André. Dois primos meus, bastante mais novos, volta e meia perguntavam-me qual era o meu outro nome e quando eu lhes respondia lá diziam, como sempre, "a partir de agora vou chamar-te André!"... A duas ou três primeiras vezes ainda se lembravam, mas depois disso já voltava a ser apenas Marcos, como dantes.


Não sei muito sobre o meu nome, mas ao mesmo até sei bastante. O que quero dizer com isto é que a maioria das coisas que sei não são assertivas, não tenho provas... apenas li algures e ficou-me retido na memória. Sei que este é um nome muito mais comum no Brasil, onde até existem vários actores conhecidos das novelas meus homónimos: Marcos Pasquim, Marcos Oliveira, Marcos Frota, Marcos Breda, Marcos Caruso, Marcos Palmeira, Marcos Paulo Simões, Marcos Winter (fiz uma pesquisa na net para recordar os nomes e fiquei surpreendido com a quantidade... só me lembrava de 2 ou 3... e estes são os que eu conheço!!), entre outros...


Marcos Pasquim, Marcos Frota, Marcos Breda e Marcos Palmeira
alguns dos actores braseileiros meus homónimos.

Além de actores brasileiros, existiu também um Papa São Marcos, no ano 336 e, obviamente, o evangelista São Marcos, um dos discípulos de Jesus, na religião Crista. Existem ainda outras figuras das mais variadas áreas com o meu nome, espalhadas um pouco por todo o mundo.

Existem algumas variantes do nome, como Marcus ou Marco, sendo este último deveras mais comum em terras lusas. Justamente por essa razão, por ser o mais comum, acabo por ser muitas vezes chamado de Marco e por mais que alerte as pessoas para o facto de que não é esse o meu nome, algumas - inconscientemente até - caem infinitamente no mesmo erro!

Já por diversas vezes tive na mão aquelas folhas impressas em papel beje, com uns floriados e uns desenhos a lembrar um pergaminho, que normalmente estão à venda em papelarias, onde se podem ler alguns factos acerca dos nomes próprios. Não consigo ter a certeza se já encontrei mesmo o nome "Marcos", mas lembro-me de pelo menos ter lido o de "Marco", cuja origem não há-de ser muito diferente da do meu...

Nessas folhas, assim como encontrei agora neste site, pude ler sempre mais ou menos a mesma coisa: Marcos é um nome próprio masculino, de origem Latina, derivado de Marticus, possivelmente, por isso, associado ao deus Marte - deus romano da guerra. Também há a hipótese de o nome ter origem Germânica, da palavra martello, que significa "viril". De uma origem ou de outra, gosto da força intrínseca do meu nome! :)

Existem imensas variantes em diferentes línguas, mas as mais curiosas serão talvez: Marek (Checo e Polaco), Marcas (Irlandês) e マルコス (Marukosu, Japonês). Nesta rápida pesquisa que fiz no google, chegando ao site indicado acima, encontrei também a representação árabe do correspondente ao meu nome:
ﻣﺮﻛﺲ

Sempre gostei dos caracteres árabes. Fazem-me lembrar os desenhos curvilíneos que ia fazendo nos cadernos durante as aulas... Acho que tenho aqui uma nova tatuagem (para pensar depois de fazer a primeira que ficou adiada.... --').

Agora que todos já sabem um pouco mais sobre o meu nome, espero que seja mais fácil gravarem que eu sou o Marcos, que apesar da multiplicidade implícita do nome, sou apenas um, embora alguns possam discordar pela minha pluralidade de actividades... Talvez seja daí que vem o meu "s"! :)

Até logo.

Comentários