LEGO Designer ou AFOL - a morte do artista?

Agora que o meu hobby se transformou literalmente no meu trabalho, no meu "ganha-pão", será que o AFOL marcosbessa morreu?!

Sei que esta é uma questão que tem dado que pensar a alguns amigos e conhecidos meus. Eu próprio já reflecti por várias vezes, tentando chegar a uma resposta. Hoje penso que chegou a hora de pelo menos esclarecer algumas coisas.

Em Outubro passado comecei a trabalhar como LEGO Designer, que sempre foi um dos meus maiores sonhos. Mas quem seguia o meu percurso como AFOL pôde reparar que a minha última construção a ser apresentada na Internet apareceu bem antes disso.

Ancient Lady's Museum foi a minha última criação pública, apresentada em primeira mão no evento Arte Em Peças em Paredes de Coura, em Junho do ano passado.

Desde esse evento, até me mudar para a Dinamarca, o pouco tempo que passei na minha LEGOficina foi para arrumá-la antes de deixar o país. Estava a precisar de férias, sobretudo por todo o trabalho da faculdade, e tal era a exaustão que até os meus hobbies foram deixados de lado por uns tempos...

Agora que estou aqui, a trabalhar diariamente com o melhor brinquedo do século, com a verdadeira oportunidade de deixar uma marca na história desta grande empresa que é a LEGO, não podia estar mais satisfeito. Mas aqui mesmo é que volta a questão: como posso eu aguentar sem viver o hobby como o AFOL construtor activo que sempre fui?

Antes de mais, é importante realçar o facto de que a minha LEGOficina continua em Portugal, em casa dos meus pais (já me soa estranho chamar-lhe minha casa, por mais que saiba que será sempre "a minha casa"...). E também que apesar de ter acesso ilimitado a praticamente todas as peças que poderia desejar (e mais algumas!!) no meu local de trabalho, a verdade é que não tenho autorização para tornar público de forma alguma o que quer que eu crie lá dentro, seja em trabalho, seja nos tempos livres...

Ao princípio estas regras faziam-me alguma confusão (porque achava que deviam ser compreensivos com o facto de eu estar longe de casa e da minha colecção pessoal), mas agora, com o devido distanciamento e "cabeça fria", se ainda não publiquei mais nada entretanto a culpa é apenas minha! Eu já tenho uma colecção bem razoável aqui no meu quarto! E mesmo não tendo as condições de arrumação que tenho em Portugal, se realmente fizesse questão já podia ter começado a construir aqui...

Mas o que é que eu já teria começado a construir? Muito provavelmente mais edifícios.... Prédios modulares. Que toda a gente que conhece o meu lado de fã de LEGO sabe que são a minha predilecção! Justamente por isso, será fácil imaginar que um dos meus objectivos agora que estou dentro da empresa será trabalhar neste tipo de sets (como o Café Corner, Green Grocer, etc.) e todas as ideias que vou tendo poderão vir a ser-me bastante úteis no futuro, por isso, para quê desperdiçá-las?

Pois é... o mais provável é mesmo não me verem a apresentar um novo prédio modular tão cedo. O que não quer dizer que não ande a pensar, desenhar ou a construir alguns... (ou fragmentos... =P). No entanto, o dia há-de chegar em que apresentarei o meu primeiro prédio modular como set oficial, com uma referência de 5 dígitos, do tipo 10xxx! ;)

No entretanto, todas as outras ideias que vou tendo, poderão vir a ser-me igualmente úteis neste trabalho que vive mesmo da criatividade e da inovação, daí que não considere provável aparecerem MOCs meus com a frequência de antigamente.

De qualquer modo, e voltando finalmente à pergunta fulcral deste post - se o AFOL morreu - a resposta é um firme NÃO! Posso estar menos activo, pode demorar até que apresente um novo MOC, mas não acredito que não o volte a fazer! ;)

Neste momento estou a investir a minha criatividade no meu trabalho: preciso afirmar a minha qualidade enquanto construtor, mas também, e sobretudo, como criativo! E todas as armas que tiver serão valiosas!

E se as apresentações de MOCs vão escasseando, por outro lado, já faltou mais para eu apresentar o meu primeiro SET! Chega ao mercado já no próximo ano!! =D

Até logo.

Comentários

Anónimo disse…
Para o infinito e mais além ;)

nuno2500
Anónimo disse…
Ainda bem que não morreu. XD
Estou a ver Portugal inteiro a comprar o set de 2012. ;)

F.L.D.